NAÇÕES UNIDAS

Nova secretária da ONU para alterações climáticas pede ação rápida e determinada

A mexicana Patricia Espinosa disse nesta quinta-feira (19) que é preciso aplicar o Acordo de Paris e atuar de forma rápida, determinada e sustentada

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 19/05/2016 às 7:34
Foto: Reprodução/Twitter
A mexicana Patricia Espinosa disse nesta quinta-feira (19) que é preciso aplicar o Acordo de Paris e atuar de forma rápida, determinada e sustentada - FOTO: Foto: Reprodução/Twitter
Leitura:

A mexicana Patricia Espinosa, nova representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para as alterações climáticas, disse nesta quinta-feira (19) que é preciso aplicar o Acordo de Paris e atuar de forma rápida, determinada e sustentada.

Atual embaixadora do México na Alemanha, Patricia vai substituir, a partir de julho, Christiana Figueres, da Costa Rica, no cargo de secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, organismo com sede em Bonn (Alemanha).

A nomeação de Patricia Espinosa, anunciada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ocorre enquanto negociadores de quase 200 países signatários do Acordo de Paris analisam, em Bonn, os mecanismos de aplicação dos compromissos assumidos para conter o aquecimento global.

Em comunicado, Patricia disse "estar pronta para trabalhar com todos os governos e com todas as partes interessadas, para tornar realidade os objetivos e as ambições do novo acordo da ONU sobre o clima, adotado em dezembro, em Paris".

Proteger o clima do planeta, evitar consequências desastrosas e aproveitar a oportunidade de um desenvolvimento sustentável para todos, acrescentou a ex-ministra dos Negócios Estrangeiros do México.

Christiana Figueres destacou a experiência e os conhecimentos da diplomata mexicana sobre as negociações internacionais relativas às alterações climáticas: "Patricia é a pessoa certa, que chega no momento exato para fazer avançar o histórico Acordo de Paris".

A embaixadora mexicana assume formalmente o cargo em julho, meses antes da nova conferência da ONU sobre alterações climáticas, que vai ocorrer em Marrakesh (Marrocos), de 7 a 18 de novembro.

No dia 22 de abril, dirigentes de 171 países assinaram o Acordo de Paris sobre o Clima, na sede da ONU, em Nova York. O documento pretende limitar o aquecimento global a 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, por meio de energias renováveis.

Últimas notícias