CALOR

Índia registra temperatura recorde, durante onda de calor que afeta milhões

Uma cidade no oeste da Índia registrou na quinta-feira (19) um novo recorde de calor para o país, com cerca de 51º Celsius

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 20/05/2016 às 11:39
Foto: Patidar Anamat Andolan
Uma cidade no oeste da Índia registrou na quinta-feira (19) um novo recorde de calor para o país, com cerca de 51º Celsius - FOTO: Foto: Patidar Anamat Andolan
Leitura:

Uma cidade no oeste da Índia registrou na quinta-feira um novo recorde de calor para o país, com cerca de 51º Celsius. O recorde marcado na cidade de Phalodi, no Estado do Rajastão, no oeste do país, ocorreu em meio a uma onda de calor. O Departamento Meteorológico indiano informou que o recorde anterior era de 50,6º Celsius, registrados em 1996 em Alwar, também no Rajastão.

As autoridades emitiram um alerta para a onda de calor nos próximos dias nos Estados de Gujarat e Rajastão, bem como em zonas de Madhya Pradesh, no centro do país. Essas áreas podem registrar temperaturas de 47º Celsius.

Abril, maio e junho são meses muito quentes em grande parte da Índia, pouco antes de chegar a temporada de chuvas e baixarem as temperaturas. As chuvas caem no sul da Índia na primeira semana de junho e se disseminam pelo restante do país posteriormente.

Neste ano, espera-se com ansiedade a temporada de chuvas, já que várias partes do país estão afetadas pela seca provocada por dois anos de pouca chuva.

A prolongada onda de calor deste ano já matou centenas de pessoas e destruiu colheitas em mais de 13 Estados, o que afeta milhões de indianos. Há relatos de centenas de suicídios entre agricultores do país e também de dezenas de produtores rurais que tiveram de deixar os campos e passar a viver na miséria nas cidades para tentar ganhar a vida. Fonte: Associated Press.

 

Últimas notícias