G7

Obama denuncia "ignorância" de Trump em assuntos mundiais

"Muitas das propostas que apresentou demonstram ou uma ignorância nos assuntos internacionais ou uma atitude de desdém", declarou

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 26/05/2016 às 9:14
Foto: HO / FOREIGN MINISTRY OF JAPAN / AFP
"Muitas das propostas que apresentou demonstram ou uma ignorância nos assuntos internacionais ou uma atitude de desdém", declarou - FOTO: Foto: HO / FOREIGN MINISTRY OF JAPAN / AFP
Leitura:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, denunciou nesta quinta-feira (26) "a ignorância em assuntos internacionais" do provável candidato republicano à Casa Branca em 2017.

"Muitas das propostas que apresentou demonstram ou uma ignorância nos assuntos internacionais ou uma atitude de desdém", declarou Obama à margem da cúpula do G7 no Japão.

O presidente dos Estados Unidos, que já havia manifestado a sua convicção de que Trump não chegaria à presidência, comentou sobre a preocupação suscitada pelo magnata do ramo imobiliário entre outros líderes mundiais.

Estes "acompanham com muita atenção estas eleições. Acredito que podemos dizer que estão razoavelmente surpreendidos com o candidato republicano", disse Obama.

"Não sabem se devem levar a sério algumas de suas declarações. E estão, por razões compreensíveis, surpreendidos com elas", acrescentou.

Questionado sobre as primárias democratas entre a favorita Hillary Clinton e o senador Bernie Sanders, Obama voltou a se abster de tomar partido.

"É importante para nós tentar encerrar (as primárias) de modo que os dois candidatos sintam-se orgulhosos do que fizeram", afirmou.

Os responsáveis da administração Obama denunciam regularmente a natureza irresponsável de algumas propostas de Donald Trump, que diz que a presença dos Estados Unidos na Ásia custa muito caro, e que sugeriu que o Japão e Coreia do Sul se equipassem com armas nucleares para enfrentar a Coreia do Norte.

Últimas notícias