PUNIÇÃO

Indonésia analisa implantar microchips em acusados de estupro

Projeto propõe a instalação dos chips no calcanhar dos estupradores

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/05/2016 às 17:05
Rodrigo Carvalho/ JC Imagem
Projeto propõe a instalação dos chips no calcanhar dos estupradores - FOTO: Rodrigo Carvalho/ JC Imagem
Leitura:

Em tempos de debates caloros no Brasil sobre as punições para quem pratica estupro, a Indonésia lança a proposta de controlar através da tecnologia acusados de cometer o crime. Recentemente, o ministério da Justiça do país do Sudeste Asiático anunciou a implantação de microchips na pele de quem for condenado por estupro.

O projeto propõe a instalação dos chips no calcanhar dos estupradores, que passariam a ser localizados por GPS diretamente pelas bases policiais. Os dispositivos seriam aplicados inicialmente nos acusados de abusar crianças e adolescentes.

A tecnologia, no entanto, permite apenas a implantação na pele de modelos de chip RFID, que são localizados a apenas poucos metros de distância, o que poderia dificultar a  fiscalização dos acusados.

Esta não é a primeira vez que o governo da Indonésia pensa na implantação de chips para algum tipo de controle. Em 2008, o país cogitou a implantação em pessoas com o vírus HIV, para controlar a disseminação do vírus. Além de lançar a proposta de castração química aos estupradores.

O projeto não avançou por conta da legislação dos Direitos Humanos e a falta da tecnologia.

No Brasil, um estupro coletivo cometido por 33 homens contra uma garota de 16 tem chamado a atenção das pessoas para o assunto.

 

 

 

Últimas notícias