MALAWI

Albinos do Malawi sofrem onda de assassinatos, diz Anistia

A população albina do Malauí, avaliada entre 7 mil e 10 mil pessoas, vive "em um clima de medo constante"

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 07/06/2016 às 12:31
Foto: Gianluigi GUERCIA / AFP
A população albina do Malauí, avaliada entre 7 mil e 10 mil pessoas, vive "em um clima de medo constante" - FOTO: Foto: Gianluigi GUERCIA / AFP
Leitura:

Os albinos do Malauí estão sofrendo "uma onda sem precedentes de ataques brutais", indicou nesta terça-feira (7) a Anistia Internacional, que acusa a polícia de ser incapaz de acabar com este flagelo, estimulado por rituais.

Ao menos 18 pessoas com albinismo - ausência congênita de pigmentação - foram assassinadas no Malauí desde novembro de 2014.

Outras cinco estão desaparecidas, indica a organização baseada em Londres.

"A onda sem precedentes de ataques brutais contra pessoas com albinismo criou um clima de terror", afirma Deprose Muchena, diretor da Anistia Internacional para o sul da África.

O relatório da Anistia, que critica a incapacidade das autoridades do país em defender os albinos, indica que seus ossos são utilizados como "amuletos e poções mágicas na crença de que trazem boa sorte ou riqueza".

"O macabro comércio está estimulado pela crença de que os ossos dos albinos contêm ouro", denuncia o relatório.

A população albina do Malauí, avaliada entre 7.000 e 10.000 pessoas, vive "em um clima de medo constante".

"Não deixam nem mesmo os mortos em paz. A polícia do Malauí contabiliza ao menos 39 casos de exumação ilegal de cadáveres de albinos ou de pessoas em posse de ossos ou de membros de albinos", acrescenta o documento.

Últimas notícias