Eleições Americanas

Partido Republicano indica Trump candidato à Presidência dos EUA

Bilionário obteve apoio da maioria dos 1.237 delegados do partido

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 19/07/2016 às 20:31
Foto: ROBYN BECK / AFP
Bilionário obteve apoio da maioria dos 1.237 delegados do partido - FOTO: Foto: ROBYN BECK / AFP
Leitura:

Atualizada às 21h23

Os delegados do Partido Republicano proclamaram nesta terça-feira (19) Donald Trump seu candidato às eleições presidenciais dos Estados Unidos, durante convenção em Cleveland (Ohio).

De acordo com os resultados das primárias partidárias, o bilionário de 70 anos obteve o apoio da maioria de 1.237 dos delegados, o mínimo necessário para conseguir a indicação. Na quinta-feira, ele aceitará a candidatura ao encerramento da convenção.

A algazarra tomou conta da Quicken Loans Arena, quando a delegação de Nova York, o estado de Trump, deu seus 89 votos no momento-chave - tudo previamente orquestrado - para colocar o magnata acima da maioria dos votos.

Na quinta-feira, ele aceitará a candidatura ao encerramento da convenção republicana.

Uma versão instrumental do clássico "New York, New York" tomou conta do local, após o anúncio, ao mesmo tempo em que alegres delegados se moviam ao som da música e erguiam as mãos.

"É incrível. É surreal. Estou muito orgulhosa do meu pai, todos estamos", disse à CNN a filha mais velha do magnate do setor imobiliário, Ivanka.

Uma a uma, as delegações dos 50 estados e territórios americanos anunciaram os resultados das primárias no segundo dia da convenção republicana em Cleveland, uma cidade de 400.000 pessoas, blindada à espera de muitos protestos.

Os americanos vão às urnas em 8 de novembro para eleger o sucessor do presidente Barack Obama, uma disputa que terá Trump e a democrata Hillary Clinton como protagonistas.

Últimas notícias