LEGISLAÇÃO

Paquistão revisará leis contra crimes 'de honra' e estupro

Centenas de mulheres são mortas a cada ano no Paquistão por suas famílias sob o pretexto de que mancharam a "honra" da família

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 21/07/2016 às 12:03
Foto: AAMIR QURESHI / AFP
Centenas de mulheres são mortas a cada ano no Paquistão por suas famílias sob o pretexto de que mancharam a "honra" da família - FOTO: Foto: AAMIR QURESHI / AFP
Leitura:

O Paquistão, onde na semana passada houve um novo crime de "honra" cuja vítima era uma estrela famosa, vai rever a sua legislação contra este tipo de crime e contra estupros, declarou à AFP nesta quinta-feira (21) uma fonte oficial.

Centenas de mulheres são mortas a cada ano no Paquistão por suas famílias sob o pretexto de que mancharam a "honra" da família.

Uma comissão composta por membros de ambas as câmaras do parlamento paquistanês examinará na quinta-feira alterações às leis atuais contra crimes "de honra" e estupro, indicou Hasan Murtaza Bukhari, secretário da comissão.

"Uma vez tratados e aprovados pela comissão, os textos vão passar a uma sessão conjunta do parlamento", acrescentou.

Uma polêmica disposição da lei islâmica em vigor no Paquistão prevê que homens que matarem parentes do sexo feminino podem escapar de qualquer sentença, se a família "perdoá-lo" em troca do pagamento de uma multa.

Esta lacuna é regulamente denunciada no país, como uma maneira de incentivar esses crimes.

Esta semana o debate voltou com força após uma jovem, muito famosa nas redes sociais, Qandeel Beloch, ser estrangulada na sexta-feira (15) por seu irmão, que disse que agiu em nome da "honra" da família.

O primeiro-ministro Nawaz Sharif prometeu em fevereiro erradicar os crimes de honra, mas, desde então, não fez qualquer mudança na legislação.

Últimas notícias