Eleições Americanas

Democratas iniciam convenção para indicar Hillary Clinton

Vazamento de e-mails da direção do partido, que beneficiavam campanha de Hillary, dividiram os democratas às vésperas da convenção partidária

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 25/07/2016 às 20:43
Foto: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Vazamento de e-mails da direção do partido, que beneficiavam campanha de Hillary, dividiram os democratas às vésperas da convenção partidária - FOTO: Foto: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

O Partido Democrata iniciou nesta segunda-feira (25), na Filadélfia, a Convenção Nacional que deve formalizar a candidatura de Hillary Clinton à presidência dos Estados Unidos, em meio a um ambiente de tensão e à crise interna.

A prefeita da cidade de Baltimore, Stephania Rawlings Blake, encarregou-se de abrir os trabalhos da convenção, já que a presidente do partido, Debbie Wasserman Schultz, renunciou na véspera.

O pequeno estádio Wells Fargo Center foi palco de um ensurdecedor duelo entre os seguidores de Hillary e os do senador Bernie Sanders, finalistas nas prévias do partido.

Quando a pastora Cynthia Hale, convocada para as orações de abertura dos trabalhos, pronunciou o nome de Hillary foram claras as vaias seguidas de um intenso coro "Bernie, Bernie". Os delegados da ex-secretária de Estado fizeram sua parte e devolveram com um igualmente estrondoso "Hillary, Hillary".

A convenção não deveria encontrar dificuldades para formalizar a chapa presidencial composta por Hillary e pelo senador Tim Kaine. Os democratas chegam à Convenção Nacional, porém, profundamente divididos e em crise, após o escândalo pelo vazamento de e-mails da direção do partido durante as prévias, os quais, claramente, beneficiavam Hillary.

O Comitê Nacional do Partido Democrata pediu nesta segunda-feira "sinceras desculpas" ao senador Bernie Sanders por comentários sobre sua campanha. De acordo com a nota divulgada, o partido "não tolera, nem vai tolerar linguagem desrespeitosa para com nossos candidatos".

O escândalo forçou a renúncia, ontem, da presidente do partido, Debbie Wasserman Schultz.

Na sexta-feira (22), o vazamento de quase 20.000 e-mails privados de lideranças do partido mostrou como beneficiaram a campanha de Hillary Clinton e até discutiram formas de prejudicar Sanders.

Ontem, a presidente interina do partido, Donna Brazile, disse à imprensa que "mais e-mails" virão à tona e que, certamente, haverá neles "muitas coisas, pelas quais teremos de pedir desculpas".

Foi nesse contexto, em um encontro com seus mais de 1.000 delegados prévio à abertura da convenção, que o senador por Vermont disse hoje que é necessário votar em Hillary para impedir a vitória do republicano Donald Trump.

"Em nome de todos os integrantes do Comitê Nacional, queremos apresentar nosso profundo e sincero pedido de desculpas ao senador Sanders, a seus seguidores e a todo o Partido Democrata, pelos imperdoáveis comentários feitos nos e-mails", acrescenta o comunicado, firmado, entre outros, por Donna Brazile.

De acordo com a nota, o Comitê Nacional "está adotando medidas para garantir que isso nunca mais aconteça".

Últimas notícias