Jornada Mundial da Juventude

Papa pede aos jovens que se rebelem para que as coisas mudem

Papa Francisco fez referência ao famoso discurso de Martin Luther King para convidar os jovens à sonhar por um mundo melhor

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 28/07/2016 às 18:24
FOTO: FILIPPO MONTEFORTE / AFP
Papa Francisco fez referência ao famoso discurso de Martin Luther King para convidar os jovens à sonhar por um mundo melhor - FOTO: FOTO: FILIPPO MONTEFORTE / AFP
Leitura:

O papa Francisco pediu aos jovens que se rebelem para questionar, sonhar, e evitar os "caminhos obscuros que roubam o melhor de vocês", durante o primeiro encontro nesta quinta-feira (28), na Polônia, com centenas de milhares de pessoas que participam da Jornada Mundial da Juventude.

"É lindo e me conforta o coração vê-los tão revoltados", afirmou o papa latino-americano, ao falar em italiano aos 600.000 jovens reunidos no enorme parque de B?onia, no centro de Cracóvia.

"É estimulante escutá-los, compartilhar seus sonhos, suas perguntas e seu desejo de se rebelar contra todos aqueles que dizem que as coisas não podem mudar", confessou diante de uma multidão heterogênea, que escutava a tradução em vários idiomas graças aos fones de ouvido conectados aos emissores.

"As coisas podem mudar. Não é verdade?", perguntava o papa aos jovens, que em coro respondiam "sim", "sim".

Como ocorreu em outras ocasiões, o papa se inspirou no célebre discurso de Martin Luther King. "Eu tenho um sonho", a favor dos diretos para os negros, para sacudir as mentes dos jovens dos cincos continentes e convidá-los a "sonhar".

"Vocês são capazes de sonhar?", improvisou o pontífice que falou também da dor que sente ao encontrar jovens "que se aposentaram antes do tempo", que "jogaram a toalha antes de começar a partida", que estão "entregues antes de jogar", que "estão aborrecidos e aborrecem", confessou.

Em seu discurso, o papa pediu às novas gerações que escolham "uma vida plena" com Jesus Cristo, ao invés da "vertigem alienante" e as "falsas ilusões", que "na minha terra natal chamaríamos de 'vendedores de fumaça'", explicou sem afirmar se falava sobre traficantes de droga.

"No final, acabam pagando e pagando caro", advertiu.

O papa chegou na alegre cerimônia de boas-vindas a bordo de um bonde elétrico com um grupo de crianças com deficiência, debaixo de um persistente chuvisco.

Em um enorme palco branco e a frente uma gigantesca reprodução de Jesus Cristo, o papa entabulou um tipo de diálogo com os que assistiam, pedindo em várias ocasiões que os jovens respondessem e de alguma maneira se comprometessem com seus pedidos.

"A Igreja de hoje é mais, o mundo está vendo", clamou aos jovens que balançavam bandeiras de 187 países, segundo explicou o Vaticano, inclusive de vários onde os católicos são minoria como a China, Israel e Vietnã.

"Um coração misericordioso se anima a sair da comodidade (...) um coração misericordioso se abre para receber o refugiado e o migrante", voltou a pedir o Papa à Polônia, país que se nega a receber a cota de refugiados colocada pela União Europeia, o que suscita muitas críticas e tensões no velho continente.

Últimas notícias