RELAÇÕES

Putin ressalta vontade de ''restabelecer diálogo'' com a Turquia

As relações entre Moscou e Ancara se deterioraram após a destruição de um caça russo pela Força Aérea turca

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 09/08/2016 às 10:01
Foto: AFP
As relações entre Moscou e Ancara se deterioraram após a destruição de um caça russo pela Força Aérea turca - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O presidente russo, Vladimir Putin, ressaltou a vontade de Moscou e Ancara de "restabelecer o diálogo e as relações" bilaterais, ao receber nesta terça-feira (9) em São Petersburgo seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, após nove meses de crise diplomática.

"A sua visita, que acontece apesar da situação política interna na Turquia, mostra que todos nós queremos restaurar o diálogo e as relações no interesse dos povos russo e turco", disse Putin, após um aperto de mão entre os dois líderes.

As relações entre Moscou e Ancara se deterioraram consideravelmente após a destruição, em novembro, de um caça russo pela Força Aérea turca ao longo da fronteira turco-síria.

Putin, que foi um dos primeiros líderes estrangeiros a telefonar para Erdogan após a tentativa de golpe em 15 de julho, reafirmou nesta terça-feira que a Rússia é "categoricamente contra qualquer tentativa de agir por meios inconstitucionais".

Ele disse esperar que a Turquia "consiga superar este problema e que a ordem e a lei constitucional sejam restauradas" na Turquia.

Por sua parte, o presidente turco disse que as relações entre os dois países estavam agora entrando em uma fase "positiva", acrescentando que a "solidariedade" entre Moscou e Ancara iria contribuir para resolver os problemas da região.

Últimas notícias