ELEIÇÕES EUA

Iñárritu ataca 'traição' de Peña Nieto por convidar Trump ao México

O candidato republicano iniciou sua campanha no ano anterior declarando que o México enviava estupradores aos EUA

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 02/09/2016 às 10:28
Foto: Reprodução / Internet
O candidato republicano iniciou sua campanha no ano anterior declarando que o México enviava estupradores aos EUA - FOTO: Foto: Reprodução / Internet
Leitura:

O diretor de cinema mexicano Alejandro González Iñárritu atacou seu presidente, Enrique Peña Nieto, por se reunir com o candidato presidencial americano Donald Trump, classificando sua atitude de "traição" em um artigo publicado nesta sexta-feira (2).

O milionário empresário e candidato do Partido Republicano, conhecido por seus reiterados ataques e insultos aos mexicanos, se encontrou na quarta-feira com Peña Nieto na capital mexicana a convite do presidente.

"O convite de Enrique Peña Nieto a Donald Trump é uma traição", escreve em um artigo no jornal espanhol El País o ganhador do Oscar de melhor diretor deste ano por "O Regresso".

"É avalizar e oficializar quem nos insultou, cuspiu e ameaçou por mais de um ano diante do mundo inteiro. É carecer de dignidade e fortalecer, assim, uma campanha política de ódio em relação a nós", acrescentou.

Sentindo "uma profunda tristeza, indignação e vergonha" pela visita, Iñárritu a compara com a perda após a guerra mexicano-americana (1846-1848) dos vastos territórios da Alta Califórnia e Novo México.

"Há 168 anos, Antonio López de Santa Ana entregou quase a metade de nosso território. Ontem, o presidente Peña Nieto entregou o pouco que restava de dignidade", afirma, criticando o governo mexicano por não ter declarado Trump "persona non grata".

O candidato republicano iniciou sua campanha no ano anterior declarando que o México enviava estupradores e outros criminosos aos Estados Unidos através de sua fronteira.

Entre suas principais promessas figuram a construção de um muro fronteiriço para evitar a entrada irregular de imigrantes, que o México deve pagar, e a deportação de milhares de mexicanos que vivem ilegalmente nos Estados Unidos. 

Após o convite, Peña Nieto foi alvo de todo tipo de críticas, que o acusaram de ter se humilhado diante de Trump, que não pediu perdão por seus insultos e, horas depois do encontro, retomou seu agressivo discurso contra a imigração em um comício em Phoenix, Arizona.

Em uma entrevista televisiva na quarta-feira, Peña Nieto se defendeu alegando que "os problemas, as ameaças e riscos que existirem em relação ao México precisarão ser encarados".

Iñárritu é o primeiro diretor a ganhar por duas vezes consecutivas o Oscar de melhor direção, por "O Regresso" (2016) e "Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância" (2015), que também foi considerado melhor filme.

Últimas notícias