Clima

Furacão Newton provoca danos menores em zona turística do México

Furacão tocou a terra na madrugada desta terça perto do balneário de Los Cabos, mas é esperado que ele perca força nas próximas 24 horas

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 06/09/2016 às 20:34
FOTO: RICARDO VALENZUELA / AFP
Furacão tocou a terra na madrugada desta terça perto do balneário de Los Cabos, mas é esperado que ele perca força nas próximas 24 horas - FOTO: FOTO: RICARDO VALENZUELA / AFP
Leitura:

O furacão Newton avançava, nesta terça-feira (6), sobre a península mexicana da Baixa Califórnia (noroeste), derrubando árvores e telhados, mas sem deixar vítimas.

Newton tocou a terra na madrugada perto do balneário de Los Cabos com ventos de 150 km/hora, mas estima-se que perderá força nas próximas 24 horas.

"De acordo com os últimos relatórios, Newton só causou danos menores em infraestrutura e não há vítimas", informou o presidente mexicano, Henrique Peña Nieto, em sua conta do Twitter.

Por sua parte, Luis Felipe Puente, diretor nacional de Defesa Civil, declarou à rede Milenio Televisión que aparentemente "não vamos ter danos maiores exceto os que já comentamos".

O diretor da Defesa Civil de Los Cabos, Marco Antonio Vázquez, confirmou à AFP que 1.500 pessoas compareceram aos refúgios temporários e alguns já voltaram a suas casas.

"De acordo com informações da associação de hotéis de Los Cabos, não há danos e os mais de 14.000 turistas que nos visitam já voltaram a suas atividades", disse Marco Vázquez.

Outros 1.000 turistas se encontram em localidades próximas.

Com ventos de 150 km/hora, Newton - um furacão de categoria 1 das 5 da escala de Saffir-Simpson - atingiu a Península da Baixa Califórnia dois anos depois do furacão Odile, que deixou seis mortos e um bilhão de dólares em danos após alcançar a categoria 4. 

Às 12h de Brasília (15h GMT), os ventos de Newton já tinham perdido força para 120 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, que, contudo, alertou que "fortes ventos e chuvas pesadas" estão atingindo o estado de Baixa Califórnia Sul.

A polícia da Baixa Califórnia Sul mobilizou 300 agentes para evitar saques contra lojas como ocorreu em 2014 com Odile. Contudo, em Los Cabos foram registradas tentativas de roubo em dois comércios, com cinco detidos.

O NHC declarou que "um enfraquecimento (do Newton) está previsto para as próximas 24 horas".

Puente urgiu à população "a não sair das suas casas se não for necessário", embora "todas as estradas na Baixa Califórnia Sul se encontrem transitáveis".

Desde a noite de segunda-feira, os voos foram cancelados no aeroporto de La Paz, capital da Baixa Califórnia Sul, e as autoridades fecharam os portos para pequenas embarcações na península e em outras zonas da costa do Pacífico, pois se espera que as ondas afetem as zonas costeiras baixas.

O governo da Baixa Califórnia Sul suspendeu as aulas em todo o estado e habilitou abrigos com uma capacidade total para 16.000 pessoas.

Em La Paz, cerca de 400 pessoas foram evacuadas de zonas vulneráveis e meia centena continua em albergues.

Antes da chegada de Newton, os habitantes e comerciantes de La Paz se apressaram para se abastecer de gasolina e proteger suas janelas.

Durante várias horas os telefones celulares e a internet falharam em La Paz, apenas as linhas de telefonia fixa permitiam alguma comunicação.

Trajetória "errática"

No seu último boletim, o NHC localizou Newton a 125 km ao noroeste de La Paz, com um deslocamento de até 28 km/h para noroeste, com ventos de 120 km/h.

Espera-se que Newton atravesse a Baixa Califórnia Sul para depois entrar no Golfo da Califórnia. Na quarta-feira, deve tocar novamente a terra no noroeste do México.

De acordo com o NHC, estima-se que Newton reduzirá gradualmente sua força durante as próximas 24 horas.

"Não esperávamos que Newton fosse entrar no território nacional, não esperávamos que se convertesse em furacão", mas "seu comportamento tem sido muito errático desde que nasceu na sexta-feira", declarou à Radio Fórmula o diretor-geral da Comissão Nacional da Água, Roberto Ramírez de la Parra.

Inundações no sul

Antes de se tornar furacão, Newton causou estragos como tempestade tropical, deixando durante o fim de semana três mortos e ao menos 800 afetados nos estados do sul de Chiapas e Guerrero.

Neste último estado, cerca de 1.400 casas sofreram inundações e foram registrados mais de 30 deslizamentos de terra sobre estradas, informou a secretaria de Defesa Civil.

Últimas notícias