TREMOR DE TERRA

Ao menos 16 mortos e 253 feridos por terremoto na Tanzânia

Foi programada uma cerimônia em memória às vítimas neste domingo, no estádio nacional Kaitabe de Bukoba

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 11/09/2016 às 13:10
STR / AFP
Foi programada uma cerimônia em memória às vítimas neste domingo, no estádio nacional Kaitabe de Bukoba - FOTO: STR / AFP
Leitura:

Pelo menos 16 pessoas morreram e 253 ficaram feridas no distrito de Bukoba, noroeste da Tanzânia, que sofreu com um terremoto nesse sábado (10).

"Até agora, temos a confirmação de que 16 pessoas morreram e 253 ficaram feridas. Elas estão sendo cuidadas (pelos serviços médicos) nos diferentes locais afetados pelo terremoto", declarou o governador da província de Kagera, o general Salum Kijuu.

Ele também informou que 840 edifícios ficaram destruídos, incluindo 44 do serviço público da região de Kagera

Quinze alunos, internos de uma escola secundária, estão entre os mortos e feridos.

Foi programada uma cerimônia em memória às vítimas neste domingo, no estádio nacional Kaitabe de Bukoba, com a presença do primeiro-ministro do país, Kassim Majaliwa.

A Cruz Vermelha tanzaniana indicou que ao menos 270 casas foram destruídas em Bukoba e não há eletricidade. O principal hospital da cidade estava operando no limite de sua capacidade e só dispunha de uma reserva reduzida de medicamentos.

"O pessoal da Cruz Vermelha e seus voluntários fazem tudo o que podem para ajudar e apoiar os feridos e traumatizados", declarou Andreas Sandin, coordenador da organização para a África do leste.

"Saímos correndo imediatamente. Uma parte da minha casa foi destruída. Inclusive as pessoas mais velhas asseguram que nunca viveram um terremoto tão forte nessa região", declarou um morador do subúrbio de Bukoba, Jonathan Mbelwa, citado pelo jornal tanzaniano Habari Leo.

Um terremoto de 5,9 graus, de acordo com o Instituto Geológico dos EUA (USGS), atingiu, no sábado, a Tanzânia e países vizinhos como Ruanda, Burundi, Uganda e Quênia, e, de maneira mais fraca, a cidade de Bukavu, no leste da República Democrática do Congo (RDC).

Os terremotos são habituais na zona dos Grandes Lagos, mas raramente alcançam essa intensidade.

Últimas notícias