DESASTRE

Furacão Matthew causou pelo menos 17 mortes nos EUA

Matthew foi rebaixado a ciclone pós-tropical no início deste domingo

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 09/10/2016 às 17:21
Foto: DREW ANGERER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Matthew foi rebaixado a ciclone pós-tropical no início deste domingo - FOTO: Foto: DREW ANGERER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

O furacão Matthew causou pelo menos 17 mortes nos Estados Unidos até a tarde deste domingo (9), com sete delas ocorrendo no estado da Carolina do Norte. O furacão foi rebaixado a ciclone pós-tropical no início deste domingo, com ventos de 120 km/h. No Haiti, onde Matthew passou com mais intensidade na semana passada, o número de mortes confirmadas chegou a 336 e há mais de 60 mil pessoas deslocadas de suas casas.

O furacão Matthew começou a se formar no Oceano Atlântico há duas semanas e foi gradualmente se transformando numa tempestade de categoria 4, quando atingiu o Caribe. Após passar pelo Haiti, pela Jamaica e por Cuba, o furacão subiu para os EUA, na costa da Flórida. Felizmente, a tempestade não chegou a terra firme e poupou o estado de uma devastação maior. Quando finalmente alcançou terra firme no sábado, na Carolina do Sul, Matthew já havia caído para a categoria 1 de furacão.

De acordo com o governador da Carolina do Norte, Pat McCrory, foram acionadas 58 equipes de resgate que já salvaram 887 pessoas em áreas inundadas. Há socorro adicional a caminho para ajudar a população que vive em áreas rurais, onde o serviço de emergência 911 está indisponível.

Haiti

O número exato de mortos no Haiti permanece incerto. Guillaume Silvera, um alto funcionário da Agência de Proteção Civil no Departamento Grande Enseada, disse que haviam sido confirmadas 522 mortes, excluindo vítimas de comunidades distantes, onde autoridades ainda não conseguiram chegar, em razão do colapso de estradas e pontes. "Acreditamos que os números vão aumentar", disse Silvera.

A sede da Proteção Civil em Porto Príncipe, por sua vez, tinha no sábado uma contagem oficial para todo o país de 336 mortos, incluindo 191 mortes em Grande Enseada.

Autoridades do governo estimam que ao menos 350.000 pessoas precisam de assistência e relataram preocupação com o aumento dos casos de cólera, após as inundações desencadeadas pelo Furacão Matthew. Um surto de cólera em curso já matou cerca de 10.000 pessoas e levou mais de 800.000 a adoecerem desde 2010.

Últimas notícias