TRATADO

União Europeia e Canadá assinam aguardado acordo comercial

Autoridades da UE enxergam acordo como modelo para futuras negociações

Da AE
Cadastrado por
Da AE
Publicado em 30/10/2016 às 12:08
Chesnot/Getty Images
Autoridades da UE enxergam acordo como modelo para futuras negociações - FOTO: Chesnot/Getty Images
Leitura:

A União Europeia (UE) e o Canadá assinaram um esperado acordo comercial neste domingo, encerrando formalmente um processo que ameaçava prejudicar toda a agenda comercial do bloco. 

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, assinou o pacto juntamente com o presidente do Conselho Europeu Donald Tusk e com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. 

O Acordo de Comércio Econômico Abrangente, conhecido como CETA, que foi concluído em fevereiro após sete anos de negociações, foi o primeiro acordo do tipo que o bloco negociou com outra grande economia industrializada. 

O acordo é visto por muitas autoridades da UE como um modelo para futuros acordos econômicos com outros parceiros do bloco - incluindo com o Reino Unido, a partir do momento em que sair da UE. 

O acordo estava parado nas últimas semanas com a oposição de uma região da Bélgica - o que fez com que a União Europeia não conseguisse assiná-lo. 

Entretanto, após longas negociações entre as lideranças dos países, das regiões e da UE, a Bélgica na sexta-feira conseguiu o apoio necessário para finalizar o acordo.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Últimas notícias