Trump

Ministros europeus adotam compasso de espera com administração Trump

As nações da UE estão ansiosas para ver quantas promessas de campanha de Trump podem se traduzir em políticas reais

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 13/11/2016 às 19:52
Foto: ROBYN BECK / AFP
As nações da UE estão ansiosas para ver quantas promessas de campanha de Trump podem se traduzir em políticas reais - FOTO: Foto: ROBYN BECK / AFP
Leitura:

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) concluíram neste domingo que terão que esperar para ver o que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, fará nas próximas semanas, e trabalhar no fortalecimento do papel da Europa nos assuntos mundiais até que o futuro das relações transatlânticas se torne mais claro.

Durante jantares informais em Bruxelas, os ministros sublinharam a importância de respeitar a escolha dos eleitores norte-americanos e fazer contato com a equipe de transição de Trump.

"Teremos de ver que posições serão assumidas pela nova administração nos próximos meses", disse o ministro das Relações Exteriores da Bélgica, Didier Reynders, após a reunião ter terminado. "O debate agora é ver como a União Europeia pode elevar a importância de seu papel no mundo".

As nações da UE estão ansiosas para ver quantas promessas de campanha de Trump - como posições isolacionistas sobre segurança, sua rejeição a pactos de comércio internacional e recusa em criticar o presidente russo Vladimir Putin - podem se traduzir em políticas reais.

Mas Reynders negou que o encontro teve caráter de uma reunião de emergência, ou que a Europa está em desordem. "Seria bizarro o mundo falar sobre as eleições americanas, mas os ministros dos Negócios Estrangeiros ignorarem o assunto", disse ele.

O ministro italiano para Negócios Estrangeiros, Paolo Gentiloni, observou que Trump toma posse somente em janeiro, e que a Europa tem muito a fazer até então, como lidar com a questão dos refugiados e arrumar saídas para os problemas econômicos. "A Europa deve cuidar de seus próprios problemas e não se preocupar com o que está acontecendo do outro lado do Atlântico", disse ele.

Acordos comerciais

Dada a clara oposição de Trump aos grandes acordos comerciais, os funcionários da UE estão quase certos de que o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP), na sigla em inglês, terá de ser renegociado, se ele sobreviver.

Uma das maiores urgências para os ministros europeus é entender como Trump quer lidar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin A UE impôs sanções à Rússia por conta da anexação da Crimeia, e pelo seu papel desestabilizador em outras partes da Ucrânia. Algumas dessas medidas, incluindo o congelamento de bens em indivíduos e organizações, têm renovação previstas para janeiro

Os líderes da UE devem debatê-los em uma cúpula em Bruxelas, de 15 a 16 de dezembro, mas qualquer sinal de Trump sobre a melhora das relações dos EUA com a Rússia pode encorajar países já relutantes como a Alemanha, a Itália e outros para pressionar pelo fim das sanções, disseram diplomatas.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros reúnem-se formalmente amanhã para discutir os laços tensos com a Turquia, país candidato à adesão, o conflito na Síria e na Líbia, e a cooperação de defesa com a aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). 

 


Últimas notícias