EUA

Alerta de míssil balístico em direção ao Havaí é falso, dizem autoridades

O alerta falso surgiu diante da possibilidade de uma ameaça nuclear da Coreia do Norte

AFP e Agência Brasil
Cadastrado por
AFP e Agência Brasil
Publicado em 13/01/2018 às 16:30
Foto: JUNG Yeon-Je / AFP
O alerta falso surgiu diante da possibilidade de uma ameaça nuclear da Coreia do Norte - FOTO: Foto: JUNG Yeon-Je / AFP
Leitura:

As mídias sociais foram à loucura neste sábado (13), após imagens de alertas de emergência sobre uma "ameaça de míssil balístico a caminho do Havaí" começarem a circular. O anúncio foi rapidamente desmentido pelo governo da ilha americana. 

"Isso é um alarme falso", escreveu a deputada democrata Tulsi Gabbard no Twitter. "Eu confirmei com autoridades e não há míssil a caminho".

A Agência Havaiana de Gerenciamento de Emergências confirmou que "não há ameaça de míssil no Havaí". 

Pânico

Os habitantes do Havaí receberam neste sábado (13) um alerta falso em seus celulares que indicava o disparo de um míssil balístico na direção do estado. As informações são da EFE.

Desde a divulgação do alerta até a correção da informação por parte das autoridades passaram-se 40 minutos, como mostram as imagens das notificações de celular publicadas por moradores em redes sociais.

A senadora democrata pelo Havaí Tulsi Gabbard foi uma das primeiras a esclarecer o equívoco e, no Twitter, afirmou que nenhum míssil estava chegando ao Havaí. Na rede social, ela disse que tinha confirmado a informação com o governo estadual. A Agência de Gestão de Emergências do Havaí (EMA) também confirmou no Twitter que não havia ameaça.

"As pessoas do Havaí acabaram de provar a crua realidade do que enfrentaríamos aqui em caso de um potencial ataque nuclear", disse Gabbard em uma entrevista depois do incidente.

O também senador do estado Brian Schatz afirmou que um erro humano de um funcionário do serviço de emergência causou a confusão. "Nos escondemos imediatamente. Eu estava com meus filhos rezando. Agora estou extremamente irritado", disse à emissora CNN o congressista Matt LoPresti ao relatar sua experiência.

O porta-voz do Comando do Pacífico dos Estados Unidos, David Benham, confirmou em comunicado que nenhuma ameaça de míssil balístico contra o Havaí foi detectada. "A mensagem foi enviada por erro", disse.

O falso alerta, que chegou a ser informado inclusive nas emissoras de televisão, ocorre em meio às tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, que realizou diferentes testes de mísseis balísticos e diz ser capaz de atingir o território americano.

Ameaça 

O alerta falso surgiu em meio à crescente tensão geopolítica na região, diante da possibilidade de uma ameaça nuclear da Coreia do Norte. Ele dizia, em caixa alta: "Ameaça de míssil balístico a caminho do Havaí. Busque abrigo imediatamente. Isso não é um teste". 

Últimas notícias