HAMBURGO

Alemanha condena à prisão perpétua autor de ataque islamita com faca

Ato foi descrito por Ahmad Alhaw, autor do ataque, como uma 'contribuição à jihad mundial'

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 01/03/2018 às 10:10
Foto: POOL/AFP/Arquivos / Christian Charisius
Ato foi descrito por Ahmad Alhaw, autor do ataque, como uma 'contribuição à jihad mundial' - FOTO: Foto: POOL/AFP/Arquivos / Christian Charisius
Leitura:

A justiça da Alemanha condenou nesta quinta-feira (1º) à prisão perpétua um demandante de asilo palestino que confessou um ataque jihadista que deixou um morto e seis feridos em Hamburgo em julho de 2017.

Os juízes de Hamburgo condenaram Ahmad Alhaw, de 27 anos, que descreveu seu ato como "uma contribuição à jihad mundial", circunstância agravante para o ataque islamita, o que praticamente descarta a possibilidade de libertação após 15 anos, benefício que pode ser solicitado pelos condenados à prisão perpétua.

No dia 28 de julho de 2017, Alhaw entrou em um supermercado de Hamburgo, pegou uma faca de 20 centímetros em uma prateleira e esfaqueou um cliente de 50 anos até a morte. 

Durante a fuga, o palestino feriu seis pessoas na rua aos gritos de "Allahu Akbar" (Alá é grande), antes de ser detidos por vários pedestres. 

Os investigadores acreditam que ele se radicalizou durante 2016, ano em que as autoridades negaram seu pedido de asilo. Apesar da rejeição e dos sinais de uma guinada extremista, Alhaw não pôde ser expulso da Alemanha porque não tinha documentos de identidade.

O ataque aconteceu em um contexto de medo no país, sete meses depois que um homem atropelou uma multidão com um caminhão e matou 12 pessoas em um mercado de Natal de Berlim. 

O atentado de dezembro de 2016 demonstrou as graves falhas no serviço de inteligência. 

O palestino chegou a Alemanha em março de 2015, procedente da Noruega, depois de morar na Suécia e na Espanha durante anos. 

"Alhaw tentou atacar de forma indiscriminada vítimas que, segundo ele, perpetuavam as injustiças contra os muçulmanos", afirmou a Procuradoria. 

"Para ele era importante matar o maior número possível de cristãos alemães. Queria que sua ação fosse entendida como uma contribuição à jihad mundial". 

A investigação, no entanto, não conseguiu revelar nenhum vínculo com o grupo Estado Islâmico (EI) e se inclinou para a hipótese de que atuou como um "lobo solitário". 

O acusado admitiu que começou a assistir vídeos de propaganda do EI a partir de 2014. 

Em um primeiro momento, as autoridades o apresentaram como um desequilibrado, mas vários especialistas negaram problemas psicológicos durante o julgamento. 

Alhaw consumia haxixe e bebidas alcoólicas, mas não estava sob a influência de nenhuma substância no momento do atentado. 

A defesa do palestino tentou encontrar circunstâncias atenuantes para o cliente e afirmou que ele não teria executado o ataque se a Alemanha tivesse facilitado sua integração. 

"Fascinado pelo estilo de vida ocidental com sonhos de uma vida melhor na Europa, Alhaw, no entanto, se radicalizou na Alemanha", disse a promotora Yasemin Tüz. 

Durante o processo, o juiz leu um trecho de um texto que o acusado enviou ao governo alemão: "As chamas da guerra os alcançarão cedo ou tarde". 

No último dia do processo, Alhaw, que não falou nada durante o julgamento, finalmente pediu perdão às vítimas e a seus parentes.  

"Não posso voltar no tempo. Só posso pedir desculpas e esperar que me perdoem", disse. 

Últimas notícias