EXTREMISMO

Na França, açougueiros contratam seguranças contra veganos radicais

Desde o início do ano, açougueiros têm sofrido com diversos atos de vandalismo por parte de associações veganas

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 21/09/2018 às 9:06
Foto: Philippe Huguen/AFP
Desde o início do ano, açougueiros têm sofrido com diversos atos de vandalismo por parte de associações veganas - FOTO: Foto: Philippe Huguen/AFP
Leitura:

A tensão entre veganos e açougueiros na França aumentou, nesta sexta-feira (21), depois que o sindicato da categoria anunciou que contratará seguranças para proteger seus estabelecimentos contra atos de associações veganas neste fim de semana.

O presidente do sindicato dos açougueiros do departamento do Norte disse que vai recorrer a uma "empresa de segurança privada" para proteger suas lojas contra eventuais atos de vandalismo de associações veganas neste sábado.

"Quatro associações veganas anunciam ações contra nossos estabelecimentos" no sábado e "não é possível não reagirmos e esperarmos tranquilamente suas ações, ou que fechemos nossas empresas para nos protegermos", afirmou Laurent Rigaud, em um comunicado.

"Por isso, vamos proteger nossas empresas com uma sociedade de segurança privada. (...) É necessário", acrescentou.

Desde o início do ano, a Confederação francesa dos Açougueiros denunciou 12 casos de lojas vandalizados por "antiespecistas", pessoas que se opõem a qualquer tipo de hierarquia entre as espécies, especialmente entre o ser humano e os animais.

Violência

Na região de Hauts de France, no norte do país, sete açougues foram pulverizados com sangue falso em abril passado. Um açougue e uma peixaria tiveram suas vidraças quebradas, e a frase "stop ao especismo" foi pichada na fachada.

Seis pessoas foram detidas no início de setembro por suspeita de participação nos atos de vandalismo contra açougues e peixarias em Lille, no norte da França.

Últimas notícias