TERRORISMO

Ataque na Cisjordânia mata dois israelenses

O ataque, descrito como 'terrorista', deixou dois israelenses mortos e um ferido na zona industrial no norte da Cisjordânia

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 07/10/2018 às 9:29
Foto: Jack GUEZ / AFP
O ataque, descrito como 'terrorista', deixou dois israelenses mortos e um ferido na zona industrial no norte da Cisjordânia - FOTO: Foto: Jack GUEZ / AFP
Leitura:

Dois israelenses morreram e um ficou ferido em um ataque numa zona industrial adjacente a uma colônia na Cisjordânia ocupada, um ato descrito como "terrorista" pelo Exército israelense.

Um porta-voz do Exército, Jonathan Conricus, declarou à AFP que o agressor era um palestino de 23 anos, funcionário da zona industrial de Barkan, no norte da Cisjordânia ocupada. Ele segue foragido.

O Exército israelense descreveu o ataque como "terrorista", acrescentando que outros fatores também entraram em jogo, mas não forneceu mais detalhes."Foi o que chamamos de um ataque cometido por um lobo solitário", disse Conricus.

De acordo com o serviço Maguen David Adom, o equivalente à Cruz Vermelha, uma mulher e um homem de 30 anos morreram. Outra mulher de 54 anos ficou gravemente ferida, mas sua vida não está em perigo.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, condenou este "grave ataque terrorista" e se mostrou confiante de que o agressor seria preso e levado à justiça.

A Jihad Islâmica, segunda força islamita nos Territórios Palestinos atrás do Hamas, chamou o ataque de uma "resposta natural aos crimes da ocupação em Gaza, Jerusalém e Khan al Ahmar", uma aldeia beduína na Cisjordânia ocupada que os israelenses prometeram demolir.

A zona industrial está localizada ao lado das colônias de Barkan e Ariel, no norte da Cisjordânia, um território palestino ocupado por Israel há mais de 50 anos. Palestinos e israelenses trabalham lado a lado nessa zona industrial. 

Em outubro de 2015, uma onda de violência começou, diminuindo consideravelmente posteriormente, mesmo que ataques esporádicos e isolados de palestinos persistam. 

O último desses episódios ocorreu há menos de um mês, quando um palestino matou um israelense esfaqueado em Gush Etzion, um bloco de assentamentos israelenses no sul da Cisjordânia ocupada.

Últimas notícias