OPOSIÇÃO

Brasil reconhece Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela

O opositor do governo venezuelano, foi aclamado como presidente interino nesta quarta-feira

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/01/2019 às 16:32
Foto: Federico PARRA / AFP
O opositor do governo venezuelano, foi aclamado como presidente interino nesta quarta-feira - FOTO: Foto: Federico PARRA / AFP
Leitura:

Atualizada às 17h52

O Governo brasileiro reconheceu, nesta quarta-feira (23), o opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. A decisão foi publicada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) em sua rede social.

Mais cedo, o parlamentar de 35 anos levantou sua mão direita e disse que estava "assumindo formalmente a responsabilidade do Executivo nacional". O Itamaraty divulgou o apoio após decisões similares serem adotadas por Estados Unidos e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Mensagem do Governo

Na mensagem, Bolsonaro destaca que o "Brasil apoiará política e economicamente o processo de transição para que a democracia e a paz social voltem à Venezuela".

OEA parabeniza decisão de Guaidó

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, usou sua conta no Twitter para parabenizar o oposicionista Juan Guaidó por assumir como "presidente interino" da Venezuela. A declaração do líder da OEA vem pouco após Guaidó se declarar líder interino do país, em desafio ao presidente Nicolás Maduro, que assumiu seu novo mandato há duas semanas. Guaidó "tem nosso reconhecimento para impulsionar o retorno do país à democracia", afirmou Almagro.

Mais cedo, o secretário-geral da OEA condenou a repressão do "usurpador" Maduro e afirmou que a população local "reclama por sua liberdade e contra a tirania", além de defender o direito de protestos e manifestações públicas no país.

Brasil, EUA e outros países reconhecem decisão

O Governo brasileiro reconheceu, nesta quarta-feira (23), o opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. A decisão foi publicada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) em sua rede social.

Também no Twitter, Bolsonaro publicou um vídeo onde aparece ao lado do presidente da Colômbia, Ivan Duque, da vice-presidente do Peru, Mercedes Araoz, e da ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, onde reconhecem o que o Presidente chama de "transição democrática" que ocorre na Venezuela.

Donald Trump, também por meio do Twitter, reconheceu Guairó como presidente interino da Venezuela. O México, no caminho inverso, se pronunciou ainda reconhecendo Nicolás Maduro como presidente venezuelano.

Últimas notícias