DECISÃO

Premiê da Nova Zelândia avisa que leis sobre armas mudarão

O anúncio acontece após dois ataques contra mesquitas na Nova Zelândia nesta sexta-feira (15)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/03/2019 às 18:44
Foto: Tessa BURROWS / AFP
O anúncio acontece após dois ataques contra mesquitas na Nova Zelândia nesta sexta-feira (15) - FOTO: Foto: Tessa BURROWS / AFP
Leitura:

Após os ataques contra duas mesquitas nesta sexta-feira (15) na Nova Zelândia, a primeira-ministra Jacinda Ardern anunciou a alteração nas leis sobre armas no País. O massacre deixou 49 mortos e 48 pessoas feridas na cidade de Christchurch.

A premiê lembrou que o assunto já havia sido discutido anteriormente, mas relatou que não é possível adiar mais uma ação após a chacina. "Agora é hora de mudar", disse Jacinda. Ela afirmou também que um dos objetivos é banir armas semiautomáticas.

Com o australiano Brenton Tarrant, autor da chacina, Ardern informou que foram apreendidas duas semiautomáticas, duas metralhadoras e mais uma que não foi especificada. Ele tinha licença para possuir as armas e comprou todas legalmente, a partir de 2018.

Quatro pessoas foram detidas, mas uma foi liberada, apesar de estar em posso de uma arma, porque não tinha relação com o ataque. 

Visitas

Ainda segundo a premiê, Tarrant não morava na Nova Zelândia e tinha o costume de visitar o país com frequência. Não havia nenhum registro de crimes cometidos pelo homem tanto na Nova Zelândia quanto na Austrália. "Nenhum dos três indivíduos presos estava em listas de vigilância ou tinha registro de crimes cometidos na Nova Zelândia ou na Austrália", disse.

Últimas notícias