Paris

O que foi perdido, danificado e salvo no incêndio da Notre-Dame

Violento incêndio destruiu parcialmente Notre-Dame, a catedral mais visitada do mundo

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 16/04/2019 às 22:39
Foto: Amaury BLIN / AFP
Violento incêndio destruiu parcialmente Notre-Dame, a catedral mais visitada do mundo - FOTO: Foto: Amaury BLIN / AFP
Leitura:

A catedral de Notre-Dame de Paris, joia arquitetônica medieval e um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, que foi parcialmente destruída por um violento incêndio por mais de 12 horas, nessa segunda-feira (15), está de pé, mas ferida. Além dos danos à sua estrutura, as autoridades estão fazendo um inventário exaustivo de seus tesouros perdidos, em perigo ou preservados.

Como forma de recuperar o prejuízo, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta terça-feira (16) que a catedral de Notre-Dame será reconstruída em cinco anos. Doações anunciadas por companhias francesas e milionárias para financiar sua reconstrução já ultrapassaram os € 600 milhões (R$ 2,6 bilhões).

Mais de 400 bombeiros impediram o colapso total da igreja, que começou a ser construída no século 12, em 1163 e foi concluído em 1345, e sobreviveu a guerras, a revoluções, à ação do tempo e ao ingresso de 13 milhões de turistas por ano. Uma investigação preliminar indica que o fogo começou de maneira acidental na catedral mais visitada do mundo.

Objetos perdidos nas chamas 

1- A flecha da catedral, símbolo emblemático do monumento a 93 metros de altura, adicionado pelo arquiteto Eugène Viollet-Leduc em 1859-1860, desabou na segunda-feira pouco antes das 20H00.

2- Em seu extremo, o galo de cobre que a decorava derreteu. Em seu interior continha, segundo a Igreja, as relíquias de Santa Genoveva e Saint Denis, assim como um fragmento da coroa de espinhos de Cristo, que segundo a crença protegia os parisienses.

Objetos danificados

1- Grande parte da estrutura do telhado ficou destruída e o teto interior danificado.

2- Uma parte da abóbada despencou, segundo Gabriel Plus, porta-voz dos bombeiros de Paris. Mas o ministro da Cultura, Franck Riester, estimou nesta terça-feira à tarde que a abóbada deveria "a priori se manter".

3- O grande órgão do século XV - cinco teclados, 109 teclas e quase 8.000 tubos - está a salvo, embora sua estrutura tenha sofrido ao ficar coberta de escombros, poeira e água. O órgão pequeno, que se encontrava sob a flecha ficou fortemente danificado pelo fogo, segundo um dos três organistas titulares da catedral, Philippe Lefèvre, que toca há 35 anos em Notre-Dame. 

Objetos resgatados 

1- Permaneceram de pé as duas torres, as quais abrigam os sinos da catedral, que evitaram a queda irremediável de toneladas de bronze, incluindo o maior sino, que pesa 13 toneladas. 

2- As relíquias entre as quais a mais preciosa é a Santa Coroa de espinhos colocada, segundo a crença católica, sobre a cabeça de Jesus pouco antes de sua crucificação. Esta é composta de um "círculo de juncos unidos em ramos e presos por fios de ouro, de 21 centímetros de diâmetro, sobre o qual se encontram as espinhos", explica o site da catedral.

3- Outras duas relíquias, um pedaço da Cruz e um prego da Paixão, foram resgatadas, assim como a Túnica de São Luís.

4- Todas as obras de arte conservadas na parte do "tesouro" da catedral, incluindo uma obra-prima de Jean Jouvenet (1716) do século XVIII e vestígio do coro barroco da catedral.

5- A Pietà monumental do escultor Nicolas Coustou situada atrás do altar: esta Virgem que chora e recebe sobre seus joelhos o corpo de Cristo, encarregada por Luís XIV segundo o desejo de seu pai, Luís XIII, e realizada entre 1712 e 1728.

6- As 16 estátuas dos 12 apóstolos e quatro evangelistas monumentais, que adornavam o teto, tinham acabado de chegar a Périgueux (sudoeste) para ser restauradas. Foram instaladas durante a reconstrução da flecha, por Viollet-le-Duc.

7- As três rosáceas da Notre-Dame de Paris, vitrais que representam as flores do paraíso, foram construídas no século XIII e renovadas em várias ocasiões. As rosáceas norte e sul, as maiores, têm 13 metros de diâmetro.

Últimas notícias