NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS

China afirma que não cederá às pressões comerciais dos EUA

Depois de meses declarando bom andamento das negociações, China e EUA se reencontram em meio a ameaças de novas medidas protecionistas

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 09/05/2019 às 10:32
JOHANNES EISELE/AFP
Biden já havia lidado com Xi quando foi vice-presidente dos Estados Unidos durante a gestão de Barack Obama - FOTO: JOHANNES EISELE/AFP
Leitura:

A China afirmou que não 'capitulará" ante as pressões de Washington antes da nova rodada de negociações comerciais entre os dois países nesta quinta-feira e a entrada em vigor na sexta de novas tarifas sobre produtos chineses.

Depois de vários meses declarando o bom andamento das negociações, os representantes dos Estados Unidos e da China se reencontrarão nesta quinta e sexta-feira em Washington, em meio a tensões e novas ameaças mútuas de medidas protecionistas.

Esta rodada de negociações foi apresentada há alguns dias como a última antes de um encontro entre Donald Trump e seu colega chinês, Xi Jinping, para selar um acordo histórico.

Mas os ventos mudaram e o otimismo deu lugar à incerteza, provocando nervosismo nos mercados mundiais.

No entanto, Pequim não cancelou sua visita a Washington e confirmou que o vice-primeiro-ministro Liu He, considerado muito ligado ao presidente chinês, liderará as  discussões diante com o representante americano do Comércio (USTR), Robert Lighthizer.

Pressões e ameaças

Washington acusou Pequim de reverter seus principais compromissos e Trump anunciou a imposição, a partir desta sexta-feira, de um aumento de 10% a 25% nas tarifas sobre as importações chinesas equivalentes a 200 bilhões de dólares, medida que havia sido retida desde janeiro.

"A China tenta recuar em alguns termos que foram claramente negociados", lamentou o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin.

Pequim se defende e nesta quinta-feira o porta-voz do Ministério do Comércio, Gao Feng, afirmou que "a China cumpriu suas promessas e isso não mudou". 

"Por mais de um ano, nossa sinceridade e boa vontade em promover as negociações são claras", disse ele. 

"A China não capitulará a nenhuma pressão e nós temos a determinação e capacidade de defender nossos interesses", disse ainda Gao.

Pequim não pretende avançar se os americanos aumentarem suas tarifas no meio das negociações. 

Se as medidas tarifárias dos Estados Unidos forem aplicadas, a China não terá outra opção senão aplicar as contra medidas necessárias", disse um porta-voz do Ministério do Comércio da China. 

Trump adotou uma estratégia de pressão máxima para a China, primeiro com tarifas sobre aço e alumínio em março de 2018, que então adicionaram impostos a 250 bilhões de dólares de importações chinesas.

Domínio tecnológico

Economistas em todo o mundo e organizações multilaterais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) alertam há meses que uma extensa guerra comercial entre a China e os Estados Unidos terá consequências na economia global, já que a recuperação da recessão global de 2008 foi impulsionada em grande parte pelo comércio internacional.

A administração Trump exige que a China acabe com práticas comerciais que considera desleais, que respeite as leis do mercado e impeça o "roubo" da tecnologia americana.

Também busca um acordo para impedir que Pequim desvalorize sua moeda, aumentando suas exportações.

Também pede o fim dos subsídios das empresas estatais, como o apoio ao plano estratégico "Made in China 2025". 

Esse plano, adotado em 2015, busca transformar o país em líder mundial das indústrias do futuro, como a inteligência artificial. 

Mas os Estados Unidos, que há muito tempo perderam a batalha pela manufatura, estão tentando manter seu domínio no setor de alta tecnologia.

Últimas notícias