VENEZUELA

Guaidó denuncia morte de militar detido por suposto complô contra Maduro

O líder opositor  avalizou a denúncia de uma ativista de direitos humanos sobre a morte por tortura nesse sábado do capitão de corveta Rafael Acosta Arévalo

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 30/06/2019 às 8:45
Foto: Federico PARRA / AFP
O líder opositor  avalizou a denúncia de uma ativista de direitos humanos sobre a morte por tortura do capitão de corveta Rafael Acosta Arévalo - FOTO: Foto: Federico PARRA / AFP
Leitura:

O líder opositor Juan Guaidó denunciou nesse sábado (29) como um crime a morte de um militar detido na Venezuela, acusado de participar de um suposto plano de "golpe de Estado" que contemplaria o assassinato do presidente Nicolás Maduro e disse que levará o caso à ONU. 

"Não há palavras para descrever este fato abominável (...) Continuamos obtendo informação sobre este crime", escreveu Guaidó no Twitter, ao avalizar a denúncia de uma ativista de direitos humanos sobre a morte por tortura na madrugada desse sábado do capitão de corveta Rafael Acosta Arévalo, um dos treze detidos pelo suposto complô. 

Guaidó, chefe do Parlamento de maioria opositora e reconhecido como presidente interino da Venezuela por meia centena de países, divulgou uma denúncia de Tamara Sujú, advogada venezuelana asilada na República Tcheca. 

"Estabelecemos contato imediato com a família e a comissão (da) ONU na Venezuela. Dei instruções (...) para fazer chegar a denúncia a governos e especialmente à Alta Comissária" das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet. 

Na semana passada, Bachelet visitou durante três dias o país caribenho e defendeu a libertação de opositores detidos, que segundo a ONG Foro Penal, chegam a 800. 

De acordo com Sujú, Acosta foi apresentado em tribunais na sexta-feira "em cadeira de rodas, apresentando graves sinais de torturas". 

"Não falava, só pedia socorro a seu advogado. Não entendia, nem escutava bem (...), não conseguia se mexer (...), só dizia: 'Socorro, socorro'", declarou a ativista de direitos humanos, que culpou funcionários da Direção de Contrainteligência Militar pelos fatos. 

Governo não informa morte

O governo Maduro não informou a morte denunciada por Guaidó. Acosta constava da lista de 13 detidos divulgada na quinta-feira pelo ministro de Comunicação e Informação, Jorge Rodríguez, que vinculou o caso a Guaidó. 

"Não são hipóteses, são evidências", disse então Rodríguez em uma declaração transmitida pela emissora estatal de televisão VTV, na qual difundiu vídeos e gravações de conversas por telefone sobre o planejamento do "plano golpista", bem como "confissões". 

Guaidó, que insistentemente solicita à Força Armada para deixar de apoiar Maduro, pediu aos militares que não permaneçam "indiferentes".  

"Absolutamente ninguém pode permanecer indiferente diante deste horror e muito menos os homens e as mulheres da Força Armada (...) Família militar: não estão sós, haverá justiça", prometeu. 

A cúpula militar costuma expressar "lealdade absoluta" a Maduro. 

Últimas notícias