Uma adolescente brasileira de 17 anos foi agredida por uma mulher, nesse domingo (20), dentro de um ônibus em Vancouver, no Canadá. A agressão foi filmada pela jornalista Lauren Boothby. Nas imagens é possível ver que a mulher, ao sair do coletivo, jogou a mochila no rosto da brasileira. Ainda no vídeo, dá para ouvir uma pessoa gritar e perguntar qual era o 'problema' da mulher. Segundo a jornalista, a agressão aconteceu porque a adolescente falava em português com as amigas.
Testemunha do caso, Boothby disse ainda que ouviu a mulher falar para uma amiga que iria "agarrá-la [a brasileira] pelos cabelos e jogá-la para fora do ônibus". "Foi intencional e agressivo porque ela falou para a amiga que iria atacá-la antes de sair", publicou a jornalista no Twitter.
Boothby conta ainda que, no momento em que entrou no ônibus, a mulher estava gritando com um grupo de cinco adolescentes do Brasil. Após a agressão, a jornalista relatou que as brasileiras ficaram muito abaladas, chorando e afirmaram estar com medo e raiva.
No Twitter, a adolescente relatou que sofreu um "episódio de xenofobia pesado". "Nunca pensei que ouviria um 'stop speaking your own language in a canadian bus [pare de falar no seu próprio idioma em um ônibus canadense]'", escreveu.
A Polícia de Trânsito do Canadá informou que, a vítima estando no País ou não, conduzirá uma investigação completa e todas as ''evidências serão encaminhadas ao Conselho da Coroa''.
Veja o vídeo
Transit Police is investigating this incident as a possible hate crime. I witnessed a woman smash her backpack into a teen’s face on the 95 B Line because she was speaking Portuguese with her friends. @NEWS1130 pic.twitter.com/Y6CryecGGz
— Lauren Boothby (@laurby) July 22, 2019