Reino Unido

Boris Johnson considera Brexit uma 'enorme oportunidade econômica'

Johnson ainda garantiu que intensificará as negociações sobre acordos comerciais pós-Brexit

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 27/07/2019 às 10:18
Foto: Rui Vieira / AFP
Johnson ainda garantiu que intensificará as negociações sobre acordos comerciais pós-Brexit - FOTO: Foto: Rui Vieira / AFP
Leitura:

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou neste sábado (27) que o Brexit é uma "enorme oportunidade econômica", mas que tinha sido tratado como "uma adversidade climática iminente" por sua antecessora, Theresa May.

"Sair da União Europeia é uma enorme oportunidade econômica para fazer coisas que não nos permitiram fazer durante décadas", declarou Johnson.

Em um discurso em Manchester (noroeste), onde prometeu novos investimentos nas regiões que votaram a favor do Brexit, Johnson garantiu que intensificará as negociações sobre acordos comerciais pós-Brexit e implementará portos francos para impulsionar a economia.

"Quando as pessoas votaram para sair da União Europeia, não estavam votando apenas contra Bruxelas, mas também contra Londres", afirmou.

Johnson também prometeu dar mais poder às comunidades locais e reforçar infraestruturas de telecomunicações e de transporte, durante um discurso centrado em assuntos nacionais. 

"Recuperar o controle não se aplica apenas a Westminster recuperar sua soberania da UE, significa que nossos povoados, condados e cidades tornem-se mais autônomos", acrescentou. 

Negociações

Questionado sobre as negociações do Brexit, Johnson afirmou estar disposto a se comprometer com os sócios da UE, mas apenas caso a salvaguarda irlandesa seja retirada do atual acordo, fechado por May. 

A salvaguarda é um artigo destinado a evitar o restabelecimento de uma fronteira física entre a província britânica da Irlanda do Norte e sua vizinha República da Irlanda após o Brexit.

"O enfoque do governo do Reino Unido não é deixar de se comprometer, nem ser distante, nem esperar que venham a nós. Vamos tentar resolver este problema", declarou.

"Não podemos fazer isso enquanto permanecer essa salvaguarda antidemocrática, essa salvaguarda que busca dividir nosso país, dividir o Reino Unido. Precisamos tirá-la, e aí poderemos avançar", concluiu.

Últimas notícias