ATAQUE EM FEIRA DE GASTRONOMIA

Autor de tiroteio que matou três na Califórnia tem 19 anos

Santino William Legan atirou a esmo na direção de uma multidão com um fuzil AK-47, informaram as autoridades

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 29/07/2019 às 20:23
Foto: PHILIP PACHECO / AFP
Santino William Legan atirou a esmo na direção de uma multidão com um fuzil AK-47, informaram as autoridades - FOTO: Foto: PHILIP PACHECO / AFP
Leitura:

Um jovem de 19 anos foi identificado nesta segunda-feira (29) como o autor do tiroteio que matou na véspera três pessoas, entre elas um menino de seis anos, e deixou 12 feridos em uma feira de gastronomia na Califórnia, oeste dos Estados Unidos.

Santino William Legan atirou a esmo na direção de uma multidão com um fuzil AK-47, informaram as autoridades. A polícia o matou a tiros, menos de um minuto depois do início do ataque na feira Garlic, na cidade de Gilroy, 130 km a sudeste de San Francisco.

A polícia informou que o local "ainda é a cena de um crime", e os agentes estão procurando por um possível segundo suspeito, disse Smithee à imprensa.

"Acreditamos, com base nas declarações de testemunhas, que uma segunda pessoa esteve envolvida, mas não sabemos até que ponto", acrescentou.

Desconhece-se até o momento o que teria motivado o ataque.

Maribel Romero, avó da criança morta, Stephen Romero, contou à ABC7 News que dois estavam no festival com a outra avó do menino.

O presidente Donald Trumpo recordou nesta segunda as vítimas do ataque. Além da criança, os outros dois mortos são uma adolescente de 13 anos e um rapaz de 20.

Uma pessoa se encontra em estado crítico entre os feridos, que têm entre 12 e 69 anos, reportou um veículo local. 

"Enquanto famílias aproveitavam o tempo juntos no festival local, um assassino malvado abriu fogo e matou três cidadãos inocentes, incluindo uma criança pequena", disse o presidente na Casa Branca.

Nas imagens do canal de notícias NBC, pessoas aparecem correndo, enquanto tiros são ouvidos.

A emissora falou com uma testemunha, Julissa Contreras, que afirmou que um homem branco na faixa dos 30 anos havia aberto fogo com um fuzil.

"Eu o vi atirando em todas as direções. Ele não estava mirando em ninguém especificamente. Estava indo da esquerda para a direita e da direita para a esquerda", relatou Contreras, de acordo com a NBC.

Segundo Smithee, aparentemente, o suspeito entrou na feira utilizando uma ferramenta para cortar grades, evitando, assim o esquema de segurança do local.

A feira contava com um forte esquema de segurança, incluindo detectores de metais e a revista dos pertences de visitantes, explicou o chefe de polícia.

O diretor do festival, Brian Bowe, disse estar "profundamente chocado".

"Nossos mais de 4.000 voluntários trabalham duro todos os anos e ver esse evento terminar desta maneira é simplesmente uma das coisas mais trágicas e tristes que já vivi", desabafou, na conversa com os jornalistas.

"Estou muito irritado"

A feira de gastronomia Garlic de Gilroy inclui apresentações de grupos musicais e competições culinárias, além de barracas para comer e beber. A cada ano, recebe cerca de 100 mil pessoas em seus três dias, segundo os organizadores.

É um evento importante para a pequena cidade de cerca de 50 mil habitantes.

Com duração de três dias, a feira estava terminando quando os tiros começaram a ser ouvidos, obrigando os presentes a buscar abrigo.

Segundo testemunhas, uma pessoa perguntou ao atirador porque ele estava atacando as pessoas e ele respondeu: "porque estou muito irritado". 

As autoridades informaram que Legan adquiriu legalmente a arma em Nevada no dia 9 de julho, evitando a legislação californiana, que proíbe venda de fuzis e escopetas a menores de 21 anos.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, chamou o incidente de "horrível".

"Esta noite, a Califórnia apoia a comunidade de Gilroy. Meu gabinete está acompanhando a situação de perto", tuitou.

O jornal "Mercury News" indicou que o tiroteio ocorreu quando a feira estava terminando.

Um trabalhador da feira, Shawn Viaggi, jogou-se no chão depois de ouvir tiros. "Eu disse: 'Esta é uma arma de verdade, temos que sair daqui' e nos escondemos debaixo do palco", contou ao jornal.

Evenny Reyes, de 13 anos, relatou ao "Mercury News": "Estávamos saindo e vimos um sujeito com uma bandana amarrada na perna porque havia levado um tiro. E tinha pessoas no chão, chorando".

"Tinha um garotinho ferido no chão. As pessoas jogavam mesas e cortavam cercas para sair", disse Reyes.

"Os corações do Departamento de Polícia de Gilroy e toda a comunidade estão com as vítimas do tiroteio de hoje na feira Garlic", declarou a polícia em sua conta no Twitter.

"Sou grata aos serviços de emergência no local dos acontecimentos em Gilroy e penso naqueles feridos por essa violência sem sentido", tuitou a senadora Kamala Harris, uma das candidatas às primárias presidenciais democratas de 2020.

Os tiroteios são comuns nos Estados Unidos, mas, apesar da magnitude do problema relacionado à violência armada, poucos esforços têm sido feitos para abordar essa questão com leis em nível federal.

Últimas notícias