Estados Unidos

Tiroteio em shopping no Texas, EUA, deixa mortos e feridos

Pelo menos 20 pessoas teriam sido mortas e outras dezenas feridas pelos tiros, segundo a imprensa local

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/08/2019 às 16:52
Joel Angel JUAREZ / AFP
FOTO: Joel Angel JUAREZ / AFP
Leitura:

Atualizada às 20h53

Um tiroteio num shopping de El Paso, no estado do Texas, neste sábado (3), deixou um rastro de mortos e feridos, informaram as autoridades, acrescentando que um homem está detido. De acordo com o último levantamento, há pelo menos 20 mortos e 26 feridos, entre 2 a 84 anos de idade. As vítimas foram levadas para os hospitais da região. Não há registro de brasileiros na tragédia. A ação ocorreu em um centro comercial localizado a 4,5 quilômetros da fronteira com o México.

Parte dos tiros foi disparada em uma loja da rede Walmart. Estabelecimentos comerciais próximos da área do ataque foram avisados da situação e alguns fecharam as portas.

O nome do suspeito detido sob custódia é Patrick Crusius, de 21 anos, natural da Allen, cidade do Texas. Mais cedo, as autoridades chegaram a afirmar que três pessoas estavam detidas, informação corrigida posteriormente. Os policiais informaram que receberam vários relatos de haver vários atiradores no shopping. Só que a investigação apontou para a presença de apenas um atirador.

"Hoje, a comunidade de El Paso foi atingida por um ato de ódio e violência demente", declarou o governador do Texas, Greg Abbott, através de um comunicado. 

A Casa Branca disse que o presidente Donald Trump foi informado sobre o ataque em El Paso e continuava monitorando a situação. Por meio de uma publicação no Twitter, o republicano se pronunciou e condenou o tiroteio. 

"Terrível tiroteio em El Paso, os relatos são muito ruins, muitos mortos", postou Trump no Twitter, acrescentando que falou com o governador do Texas, Gregg Abbott, para oferecer-lhe "o apoio do governo federal". "Estamos trabalhando com as autoridades estaduais e locais. Falei com o governador para oferecer apoio total ao governo federal. Deus esteja com todos vocês!", escreveu Trump.

Por volta do meio-dia (14H00 de Brasília), la polícia de El Paso postou no Twitter: "Alerta de tiroteio, fiquem longe do centro comercial Cielo Vista, a situação ainda está em desenvolvimento". 

Uma hora depois, reiterou  que o evento seguia "em desenvolvimento". "Recebemos muita informação sobre a presença de vários atiradores", acrescentou.

Joel Angel JUAREZ / AFP
- Joel Angel JUAREZ / AFP
Joel Angel JUAREZ / AFP
- Joel Angel JUAREZ / AFP
Joel Angel JUAREZ / AFP
- Joel Angel JUAREZ / AFP
Joel Angel JUAREZ / AFP
- Joel Angel JUAREZ / AFP
Joel Angel JUAREZ / AFP
- Joel Angel JUAREZ / AFP
Joel Angel JUAREZ / AFP
- Joel Angel JUAREZ / AFP

Relatos

Uma mulher que chegava para fazer compras numa loja da Walmart no centro comercial disse à Fox News que havia escutado algo "parecido com fogos de artifício" enquanto procurava um lugar para estacionar. "Me dirigi à saída", contou. 

"Eu vi um homem com uma camiseta preta e calça de camuflagem que usava o que parecia ser um rifle, apontava para as pessoas e atirava diretamente nelas, vi três ou quatro caindo no chão", continuou.

Emissoras de televisão americanas mostraram imagens das equipes de segurança na área do ataque. 

A delegação do Dallas da Agência Federal para o Controle de Armas, Explosivos, Tabaco e Álcool (ATF) anunciou que estava a caminho do shopping para ajudar a polícia de El Paso. 

Outros ataques

Este é o terceiro atentado a tiros registrado nesta semana nos Estados Unidos. Na terça-feira passada, duas pessoas morreram e um policial foi ferido numa loja da rede supermercados Walmart no estado do Mississipi. 

No domingo, três pessoas, incluindo uma criança de seis anos, morreram quando um homem de 19 anos entrou armado em um festival gastronômico em Gilroy, Califórnia, ao sul de San Francisco, e abriu fogo contra as pessoas que estavam no local.

Últimas notícias