TENSÃO

China movimenta tropas para fronteira com Hong Kong, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos comentou que ''todos devem ficar calmos e em segurança''

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 13/08/2019 às 14:48
Foto: Manan VATSYAYANA / AFP
O presidente dos Estados Unidos comentou que ''todos devem ficar calmos e em segurança'' - FOTO: Foto: Manan VATSYAYANA / AFP
Leitura:

Atualizada às 15h23

A inteligência dos Estados Unidos alertou que a China está transferindo tropas para a fronteira com Hong Kong, em meio a intensos protestos contra o governo nesse centro financeiro semiautônomo, informou o presidente Donald Trump nesta terça-feira (13) pelo Twitter.

"Nossa inteligência nos informou que o governo chinês está transferindo tropas para a fronteira com Hong Kong. Todos devem permanecer calmos e a salvo!", escreveu Trump na rede social.

Não ficou imediatamente claro se Trump estava relatando novos movimentos ou a movimentação perto da fronteira já relatados na mídia.

Além disso, Trump comentou que alguns culpam ele e os EUA pelos "problemas acontecendo em Hong Kong", o que ele sugeriu que não faz sentido.

Nesta terça, a polícia de Hong Kong entrou em um aeroporto e confrontou manifestantes pela democracia, realizando ainda prisões. Há o temor de que, diante dos protestos, autoridades da China determinem uma intervenção mais dura em Hong Kong.

Na segunda-feira (12), havia a ameaça de intervenção do governo chinês para pôr fim à onda de protestos no país. O jornal chinês Global Times publicou um vídeo das forças policiais chinesas se preparando para uma possível intervenção.

Últimas notícias