Departamento de Justiça

Governo dos EUA pedirá pena de morte para autor de massacre em sinagoga

Robert Bowers assassinou 11 pessoas em uma sinagoga da Pensilvânia em outubro de 2018

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 26/08/2019 às 21:51
Foto: BRENDAN SMIALOWSKI / AFP
Robert Bowers assassinou 11 pessoas em uma sinagoga da Pensilvânia em outubro de 2018 - FOTO: Foto: BRENDAN SMIALOWSKI / AFP
Leitura:

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (26) que pedirá a pena de morte para Robert Bowers, que assassinou 11 pessoas em uma sinagoga da Pensilvânia em outubro passado, no ataque antissemita mais violento das últimas décadas nos Estados Unidos.

Bowers, um caminhoneiro de 46 anos, entrou em pleno shabat judeu, em 27 de outubro de 2018, na sinagoga "Árvore da Vida" de Pittsburgh com um fuzil de assalto AR-15 e três pistolas, assassinando 11 fiéis e ferindo outras sete pessoas, entre elas policiais.

Crimes federais

Ele foi acusado de 44 crimes federais, vários deles passíveis de pena de morte.

Segundo Scott Brady, procurador do distrito oeste da Pensilvânia, "uma condenação à morte se justifica" por seu "ódio e desprezo" em relação aos judeus e por sua "falta de remorsos".

Em um documento apresentado à corte na segunda-feira, Brady ressaltou o fato de os crimes terem sido longamente premeditados e provocarem um elevado número de vítimas.

Bowers, homem branco sem antecedentes criminais que vivia sozinho a cerca de 15 km da sinagoga, se declarou inocente de todas as acusações.

Após sua prisão, declarou que queria "matar judeus".

Sua advogada informou em maio que esperava chegar a um acordo com a procuradoria para que Bowers se declarasse culpado e fosse sentenciado à prisão perpétua em vez da pena de morte. Entretanto, até agora não houve acordo.

A data do julgamento ainda não foi definida, segundo uma porta-voz de Brady.

Últimas notícias