América do Norte

Furacão Dorian enfraquece e passa à categoria 3

Tempestade deixou mortos e feridos na Bahamas

Agência Brasil e AFP
Cadastrado por
Agência Brasil e AFP
Publicado em 03/09/2019 às 9:36
AFP
Tempestade deixou mortos e feridos na Bahamas - FOTO: AFP
Leitura:

O furacão Dorian enfraqueceu durante a noite e passou à categoria 3, numa escala de cinco, mas continua a afetar o arquipélago das Bahamas, com ventos superiores a 205 quilômetros (km) por hora. A tempestade já deixou cinco mortos e 21 feridos nas Bahamas. 13 mil casas ficaram destruídas.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), sediado em Miami, o furacão continua a afetar a ilha Grande Bahama e os moradores permanecem nos abrigos.

No início da manhã, o Dorian estava a cerca de 48 km a nordeste da ilha de Freeport, na Grande Bahama, e a cerca de 160 km a leste de West Palm Beach, no estado norte-americano da Flórida.

As previsões são de que o furacão se aproxime da costa leste da Flórida na noite de hoje (3) para amanhã e depois siga para a costa da Carolina do Norte e da Geórgia, nesta quarta-feira à noite.

Voos cancelados

Ontem, o primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, disse que pelo menos cinco pessoas morreram nas ilhas Ábaco, o primeiro ponto do arquipélago atingido pelo furacão Dorian, quando ainda estava na categoria 4.

Minnis informou ainda que há cerca de 20 feridos, bem como pessoas na ilha próxima Grande Bahama em sérias dificuldades.

Ruas inundados, telhados e árvores arrancados dão uma ideia da violência da tempestade. O primeiro-ministro das Bahamas afirmou que a passagem do Dorian pelo arquipélago é uma “tragédia histórica”.

61 mil pessoas afetadas

Ao menos 61.000 pessoas afetadas pelo furacão Dorian nas Bahamas precisam de ajuda alimentar, informou a ONU, que espera autorização do governo para fazer uma avaliação no local.

"Em termos de coordenação, a Agência Caribenha de Gestão de Emergências e Desastres (CDEMA) comanda a resposta humanitária", declarou o porta-voz do Escritório para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU, Jens Laerke, em Genebra.

O porta-voz do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Herve Verhoosel, afirmou que a agência da ONU calcula que 14.000 pessoas precisam de ajuda alimentar na ilha Ábaco e 47.000 na ilha Grande Bahama.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que está preparada para enviar as brigadas médicas de urgência.

O furacão Dorian deixou pelo menos cinco mortos na segunda-feira nas Bahamas e seguia lentamente em direção aos Estados Unidos.

Últimas notícias