DIPLOMACIA

Vídeo: líderes internacionais se mostram indignados acerca de Bolsonaro

Discussão se deu a partir dos comentários do presidente brasileiro sobre Brigitte Macron

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/09/2019 às 12:58
Fotos: AFP
Discussão se deu a partir dos comentários do presidente brasileiro sobre Brigitte Macron - FOTO: Fotos: AFP
Leitura:

Em um programa sobre os bastidores do G7, a reunião dos países ricos, a rede CNews capturou o momento em que o presidente da França, Emmanuel Macron, a chanceler alemã, Angela Merkel e o presidente do Chile, Sebastián Piñera, tecem críticas ao chefe do Executivo Federal brasileiro, Jair Bolsonaro. 

No vídeo publicado na manhã desta segunda-feira (9) pelo blog do Jamil Chade, o chefe-de-estado francês conversa com Piñera, sobre o fato de Bolsonaro ter ofendido sua mulher, a primeira-dama Brigitte Macron.

A conversa aconteceu após a coletiva de imprensa em que Macron criticou o brasileiro e disse torcer para que o país tenha logo outro presidente em seu lugar. Piñera, um dos aliados internacionais de Bolsonaro, concordou com a atitude do francês e afirmou ter sido “incrível”.

Macron respondeu que precisava reagir e que, apesar de querer ser pacífico, construtivo e respeitoso, “não poderia aceitar isso”.

A alemã Angela Merkel se aproximou e exprimiu “não!”, concordando com o chancelamento do francês contra Bolsonaro.

Macron, então, continua: "Você sabe que, quando meu ministro de Relações Exteriores foi lá?", perguntou a Piñera. "Ele [Bolsonaro] o deveria receber e cancelou no último minuto para ir cortar seu cabelo. E filmou a si mesmo. Desculpa. Mas isso não é a atitude de um presidente", completou. 

ENTENDA O CASO

Bolsonaro reagiu a um post de um internauta criticando a aparência da primeira-dama francesa, comparando-a com Michelle Bolsonaro. 

"Entende agora pq Macron persegue Bolsonaro?", aparece escrito ao lado das fotos dos dois casais presidenciais. "É inveja (...) do Macron, pode crê", escreveu o internauta Rodrigo Andreaça. 

"Não humilha cara. Kkkkkkk", reagiu em comentário o presidente brasileiro.

‘É FEIA MESMO’

Mais um episódio de desrespeito à primeira-dama da França, Brigitte Marcon, desta vez envolvendo o ministro da Economia, Paulo Guedes. Tudo aconteceu durante um seminário sobre economia e o Nordeste, na tarde desta quinta-feira (5), em Fortaleza, no Ceará. 

Ao comentar a recente troca de farpas entre os presidentes Emmanuel Macron e Jair Bolsonaro e reclamar sobre o ''excesso de atenção'' para as 'falas' e 'modos' do presidente Bolsonaro, Guedes disse que Brigitte ''é feia mesmo''.

Últimas notícias