IMPEACHMENT

Processo de impeachment é "golpe" para tirar poder de voto popular, diz Trump

Trump falou sobre o impeachment nesta terça-feira (1º), em sua conta no Twitter

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 01/10/2019 às 21:42
ISAC NÓBREGA/PR
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - FOTO: ISAC NÓBREGA/PR
Leitura:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua conta no Twitter nesta terça-feira (01) para voltar a reclamar do fato de que a Câmara dos Representantes, controlada pela oposição democrata, conduz um processo de impeachment contra ele por suposta interferência indevida na Ucrânia com vistas a ganhar vantagem na política americana. "Conforme aprendo a cada dia, estou chegando à conclusão de que o que acontece não é um impeachment, é um golpe, voltado a retirar o poder do povo, seu voto", afirmou Trump.

Confira o Twitter

Que impacto o impeachment terá em Trump?

"Trump está certo, um julgamento político mobilizará suas bases", disse Donald Wolfensberger, do The Wilson Center, à AFP. 

Não há dúvida de que o processo enfurecerá seus eleitores mais leais. Sua campanha de reeleição já alertou na terça-feira que o esforço para destituí-lo "servirá apenas para encorajar e energizar os apoiadores de Trump". Mas mesmo se a tentativa de derrubar Trump for barrada no Senado de maioria republicana, como é esperado, haverá mais risco presidencial pela frente.

Os extremos de ambos os lados não serão influenciados pelo processo de impeachment, "mas os eleitores médios - independentes ou mais moderados - poderiam" mudar de opinião, disse John Hudak, especialista em governança do centro de pensamento da Brookings Institution, com sede em Washington.

Um debate legislativo sobre acusações contra o presidente por abuso de poder pode influenciar eleitores moderados que apoiaram Trump em 2016, eleitores que ele não pode perder, porque sua margem de vitória foi muito pequena. 

"Se eu fosse o presidente, ficaria preocupado com isso", disse Hudak. "Existe um risco real de que isso cause danos com as consequências determinantes".

Últimas notícias