HAITI

ONU demonstra preocupação por situação humanitária no Haiti

Os haitianos pedem, em meio às crises, a renúncia do atual presidente

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 28/10/2019 às 19:26
Foto: Valerie Baeriswyl / AFP
Os haitianos pedem, em meio às crises, a renúncia do atual presidente - FOTO: Foto: Valerie Baeriswyl / AFP
Leitura:

A ONU apontou nessa segunda-feira sua preocupação pela sobrevivência dos haitianos mais vulneráveis, enquanto a situação de insegurança impede a livre circulação no país, imerso em uma crise social e política com manifestações para pedir a renúncia do presidente.

"Os centros de saúde já não podem ser abastecidos adequadamente, pondo em risco a vida de muitas crianças, mulheres e homens", detalha um comunicado de imprensa do Coordenador Humanitário das Nações Unidas no Haiti divulgado nesta segunda-feira. 

"Dezenove mil crianças que sofrem de desnutrição precisam de atenção emergencial. Milhares de pessoas não têm, ou têm muito pouco, acesso a água potável devido às dificuldades no fornecimento de combustível para as estações de bombeamento", acrescenta o texto.

Escassez no Haiti

No final de agosto, os protestos populares contra o presidente Jovenel Moise, desafiado pela oposição desde a sua eleição em fevereiro de 2017, se acentuaram depois de uma longa escassez nacional de combustível. Militantes de partidos políticos, integrantes de organizações da sociedade civil que lutam contra a corrupção, assim como setores universitários e religiosos também se uniram ao movimento de protestos, exigindo a renúncia do chefe de Estado, após sua inação diante do bloqueio total de atividades. 

Últimas notícias