HORÁRIO DE TRABALHO

Microsoft implanta fim de semana de três dias no Japão e produtividade aumenta

Segundo a empresa, o desempenho dos funcionários aumentou em 40%

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/11/2019 às 16:30
Pixabay
Empresa Microsoft - FOTO: Pixabay
Leitura:

A empresa de tecnologia Microsoft adotou uma nova estratégia e ampliou em um dia o final de semana de seus funcionários. De acordo com a empresa, o objetivo é melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho de seus colaboradores. A instituição afirma que a produtividade dos funcionários, com a mudança, aumentou em 40%.

Uma pesquisa elaborada pelo governo japonês, em 2016, mostrou que o país tem uma das mais longas jornadas de trabalho do mundo. De acordo com o levantamento, quase um quarto das empresas exigiam que os funcionários cumprissem mais de 80 horas extras por mês. Para reduzir o número, o país introduziu uma nova lei em 2019, limitando as horas extras legais a 45 horas por mês e 360 horas por ano.

Entenda como aconteceu o teste

Em agosto deste ano, a empresa realizou o "Desafio de Verão Escolha Trabalho-Vida 2019". Durante o período, os 2300 funcionários tiveram todas as sextas-feiras de folga.

Segundo a empresa, o estudo constatou que a semana de trabalho de quatro dias forçou os colaboradores a usarem o tempo com mais eficiência. Muitas das reuniões foram cortadas, encurtadas ou alteradas para reuniões virtuais.

Ainda de acordo com o relatório, os funcionários também tiraram 25,4% menos dias de folga durante o mês, imprimiram 58,7% menos páginas e consumiram 23,1% menos eletricidade no escritório.

Funcionários aprovaram a iniciativa

Após o período de teste, a empresa realizou uma pesquisa com os funcionários, para saber como eles avaliaram a experiência. O resultado foi que 92,1% deles aprovaram a semana de trabalho com quatro dias. Devido ao sucesso da ação, a Microsoft diz que planeja implementá-lo também no próximo inverno ou em outras datas.

Últimas notícias