IGREJA

'Meu pensamento vai especialmente para as famílias'; veja mensagem de Natal do papa Francisco

Francisco usou seu perfil no Twitter para mandar uma mensagem aos fiéis

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/12/2019 às 12:16
Foto: AFP
"Vocês não têm salvação. Muita cachaça e nada de oração", declarou o Papa Francisco sobre o povo brasileiro. - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Na antevéspera de Natal, o papa Francisco usou seu perfil no Twitter para mandar uma mensagem aos fiéis. "O presépio nos lembra que Deus não permaneceu invisível no céu, mas veio sobre a Terra, tornou-se homem. Fazer o presépio é celebrar a proximidade de Deus: é redescobrir que Deus é real, concreto, é Amor humilde, que desceu até nós", comentou o pontífice.

Em outra mensagem na mesma rede social, neste domingo, o papa direcionou a mensagem às famílias. "Dentro de três dias será #Natal e meu pensamento vai especialmente para as famílias, que nestes dias de festa se reúnem. Que o Santo Natal seja para todos uma ocasião de fraternidade, de crescimento da fé e de gestos de solidariedade para com os necessitados", destacou.

» Veja também: mensagens de Natal inspiradoras para compartilhar com pessoas queridas

Mudanças

No sábado (21), o Papa pediu à Cúria Romana, o governo da Igreja, uma "profunda mudança de mentalidade" no contexto de um Ocidente em processo de descristianização.

"Não estamos mais no cristianismo, não estamos! Já não somos os únicos hoje a produzir cultura, nem os primeiros nem os mais ouvidos", afirmou o pontífice em sua tradicional felicitação à Cúria.

"Já não estamos mais em um regime de cristianismo porque a fé, especialmente na Europa, mas também em grande parte do Ocidente, não constitui mais um orçamento para conviver juntos. Pior ainda, (a fé) é negada, burlada, marginalizada e ridicularizada", disse o papa argentino diante de seus principais cardeais.

Esta "mudança de época obriga a uma mudança de mentalidade pastoral", completou o primeiro pontífice latino-americano da história, que desde sua eleição em 2013 tenta reformar as estruturas internas da Cúria.

Francisco advertiu ainda contra a rigidez e a tentação de refugiar-se no passado, no momento em que devem ser feitas "mudanças significativas".

 

Últimas notícias