Família real

Harry e Meghan renunciam suas funções de primeiro escalão na família real

Segundo comunicado, decisão foi tomada após muitos meses de reflexão

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 08/01/2020 às 17:32
Foto: AFP
Segundo comunicado, decisão foi tomada após muitos meses de reflexão - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O príncipe Harry e sua mulher Meghan anunciaram nesta quarta-feira (8) que vão abandonar suas funções de primeiro escalão como membros da família real britânica para passar mais tempo na América do Norte.

"Temos a intenção de nos aposentarmos como primeiro escalão da família real e trabalhar para adquirir independência financeira, sem deixar de apoiar plenamente Sua Majestade a Rainha", explicou o histórico comunicado do Palácio de Buckingham.

"Depois de muitos meses de reflexão e discussões internas, escolhemos iniciar uma transição neste ano e começar a criar progressivamente um novo papel dentro desta instituição", acrescentaram.

"A partir de agora, queremos equilibrar nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte", acrescentaram.

A família real britânica viveu um ano turbulento em 2019.

Harry e Meghan, duques de Sussex, passaram o Natal no Canadá após se queixarem publicamente do excesso de pressão dos meios de comunicação. Os duques e seu recém-nascido Archie passaram as festas de fim de ano com a mãe de Meghan, Doria Ragland. 

Casamento e filho 

O príncipe Harry e a americana Meghan Markle se casaram no dia 19 de maio de 2018, em Windsor, na Inglaterra. A união do casal, que já rendeu diversas polêmicas, contou com a presença de diversas celebridades, como o cantor Elton John, o ex-jogador de futebol David Beckham, o ator George Clooney e outros. Após a polêmica provocada pela ausência de seu pai Thomas Markle, Meghan Markle percorreu praticamente sozinha o percurso até o altar. Ela deu o braço ao sogro, o príncipe Charles, apenas nos metros finais. 

No dia 15 de dezembro do mesmo ano, o duque e a duquesa de Sussex, anunciaram a espera do primeiro filho que veio nascer no dia 6 de maio de 2019. Archie Harrison Mountbatten-Windsor, é o primeiro bebê real birracial e tem dupla nacionalidade, já que sua mãe é americana.

Rainha Elizabeth II

No dia 23 de dezembro uma polêmica envolveu o casal e a rainha Elizabeth II, avó de Harry, quando a monarca publicou uma foto em seu Instagram. Na imagem, aparece a rainha e retratos do filho mais velho, príncipe Charles, Camilla (esposa do príncipe), o príncipe Phillip (marido da rainha Elizabeth II), o rei George VI (pai da monarca), o duque e a duquesa de Cambridge, William e Kate, e seus filhos (príncipes George, Charlotte e Louis).

Os internautas logo sentiram a falta de alguns familiares, como o príncipe Harry, Meghan e o pequeno Archie, filho do casal. No entanto, segundo a revista Town and Country, há uma explicação para que o duque e a duquesa de Sussex e Archie não aparecerem. Todos que estavam na foto representam o futuro do trono. Quando a rainha Elizabeth II deixar de ser chefe de Estado, quem assumirá é o príncipe Charles. O próximo na linha de sucessão é o príncipe William e em seguida aparecem seus filhos, George, Charlotte e Louis, respectivamente

Príncipe William e Kate Middleton

O duque a duquesa de Cambridge se casaram em 29 de abril de 2011. Na época, o enlace matrimonial entre o príncipe e a plebeia, que virou princesa, encheu de entusiasmo e fervor as ruas de Londres. Cerca de dois bilhões de pessoas em 180 países acompanharam a cerimônia pela televisão, pelo Youtube e redes sociais, ao mesmo tempo em que milhares de pessoas de todo mundo invadiram as ruas de Londres para o acontecimento mais midiático na Grã-Bretanha desde o casamento de Diana e Charles, os pais de William e Harry.

Últimas notícias