Presidente

Trump diz que 'está tudo bem' e que ainda avalia danos de ataque iraniano

Norte-americano deve fazer pronunciamento nesta quarta-feira (8)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/01/2020 às 0:08
Foto: AFP
Norte-americano deve fazer pronunciamento nesta quarta-feira (8) - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não concedeu pronunciamento sobre o ataque do Irã a bases com tropas americanas no Iraque, mas usou o perfil do Twitter para se manifestar sobre o caso. Em tom de cautela, o líder norte-americano disse que o país ainda estava vendo as baixas. Contudo, ressaltou que o país possui o mais poderoso e melhor equipamento militar do mundo, disparado.

"Mísseis foram lançados pelo Irã para duas bases localizadas no Iraque. Avaliação dos danos e vítimas sendo feitas. Por enquanto, tudo bem! Temos, de longe, as forças armadas mais poderosas e bem equipadas do mundo! Farei uma declaração amanhã de manhã", escreveu Trump.

Trump se reuniu com seus secretários após o ataque iraniano. Ele, contudo, não concedeu entrevistas ou deu algum pronunciamento. Antes, porém, havia declarado que caso bases norte-americanas fossem atacadas, os Estados Unidos iria contra-atacar.

>> Conheça Soleimani, o general do Irã morto em ataque ordenado por Trump

>> Confusão no funeral de Soleimani deixa mais de 30 mortos no Irã

>> General do Irã que substituiu Soleimani promete vingança contra os EUA

>> Parlamento do Iraque vota a favor de expulsar tropas dos EUA do país

>> EUA reafirma sua permanência no Iraque

>> Estamos preparados para qualquer retaliação do Irã, afirma Trump

>> Comunidade internacional insiste que EUA e Irã exercitem autocontrole

Veja o histórico dos últimos acontecimentos envolvendo EUA, Irã e Iraque:

27/12/2019 -  Funcionário americano morre após ataque com mísseis

Um funcionário terceirizado americano morreu e vários militares ficaram feridos após um ataque com mísseis contra uma base no norte do Iraque na sexta-feira (27). Bases e representações dos Estados Unidos foram alvos, desde o final de outubro, de uma série de ataques com mísseis que não foram reivindicados, mas Washington culpou os grupos paramilitares xiitas apoiados pelo governo do Irã.

29/12/2019 - Exército americano bombardeia bases de milícia pró-iraniana no Iraque

O exército americano bombardeou as bases de uma milícia armada pró-iraniana no Iraque, o Kataib Hezhollah, que deixou pelo menos 25 combatentes iraquianos mortos. O ataque ocorreu na fronteira com a Síria, dois dias após um foguete resultar na morte de um americano no Iraque.

31/12/2019 - Adeptos de milícia tentam invadir embaixada dos EUA em Bagdá

Adeptos de uma milícia apoiada pelo Irã tentaram invadir a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, capital iraquiana, na última terça-feira (31). A tentativa ocorreu como forma de protesto aos ataques realizados pelos americanos ao grupo de milícias Kataib Hezhollah. Os manifestantes também acenaram faixas das Forças de Mobilização Popular (PMF, na sigla em inglês). O PMF é um guarda-chuva de milícias que formalmente faz parte do aparato de segurança iraquiano.

Trump chegou a acusar o Irã de "orquestrar" o ataque à embaixada. Sobre o caso, o Irã denunciou "a audácia" dos EUA ao acusar o Teerã (capital do Irã) de estar por trás da tentativa de invasão à embaixada. No mesmo dia, os Estados Unidos enviaram 500 soldados ao Kuwait, vizinho do Iraque.

01/01/2020 - Coalizão ordena que apoiadores se retirem da embaixada dos EUA

No dia seguinte à tentativa de invasão, Hashd al Shaabi, uma coalizão de grupos paramilitares pró-iranianos no Iraque, ordenou que os seus apoiadores se retirassem da embaixada dos Estados Unidos em Bagdá. No mesmo dia, os manifestantes deixaram o local.

02/01/2020 - General iraniano é morto após ataque dos EUA ao Aeroporto de Bagdá

Na noite da quinta-feira (2), o general iraniano Qasem Soleimani e o líder paramilitar iraquiano Abu Mehdi al-Muhandis morreram em um ataque dos Estados Unidos contra o Aeroporto de Bagdá, no Iraque. O ataque aconteceu três dias depois dos manifestantes pró-Irã tentarem invadir a embaixada americana na capital do Iraque. 

03/01/2020 - Reações no Brasil e no mundo após ataque

O Irã prometeu "retaliação severa" aos Estados Unidos após a morte do comandante. O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, alertou que uma "retaliação severa' está aguardando" Washington após o ataque aéreo que resultou na morte do general. Ele também declarou três dias de luto. Após a morte do líder do Irã e a promessa de vingança contra os EUA, usuários do Twitter pediram, por meio de hashds_matia_palvr que ficaram entre os assuntos mais comentados no Brasil na manhã desta sexta-feira (3), para que o presidente Jair Bolsonaro não se pronunciasse sobre o caso.

A morte do poderoso general iraniano Qassem Soleimani provocou fortes reações em seu país. Sobre o caso, os principais pré-candidatos democratas dos EUA, Joe Biden, Bernie Sanders e Elizabeth Warren, criticaram o ataque. Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que os EUA têm direito de auto-defesa, justificando o ataque que matou o general. "Assim como Israel tem o direito de legítima defesa, os Estados Unidos têm exatamente o mesmo direito", comentou.

Ainda nesta sexta, a embaixada norte-americana em Bagdá apelou para os cidadãos que deixem o Iraque "imediatamente" e que "partam de avião o mais rápido possível" ou saiam "para outros países por via terrestre". Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas de Teerã, no Irã, para protestar contra os "crimes" dos EUA. Com frases como "Morte aos Estados Unidos" e cartazes com a foto do comandante assassinado, os manifestantes lotaram as ruas ao longo de vários quarteirões no centro de Teerão depois das orações de sexta-feira. Em entrevista à Rádio Jornal, o cientista político e internacionalista Thales Castro afirmou que a 'situação é gravíssima' após o ataque.

04/01/2020 - Foguetes atingem Iraque

Foguetes atingiram três locais do Iraque no sábado (4), inclusive uma base que abriga forças norte-americanas e uma área próxima à embaixada dos EUA, sem causar mortes. Apesar disso, não há confirmação oficial de quem fez os disparos.

04/01/2020 - Donald Trump ameaça Irã

Na noite de sábado (4), Donald Trump fez ameaça de atacar 52 alvos iranianos caso o país atingisse um alvo americano. O número é uma alusão ao número de pessoas feitas reféns no sequestro da embaixada americana em Teerã em 1979, ano da Revolução Islâmica que transformou o Irã em uma teocracia.

05/01/2020 - Exército do Irã desafia Trump

Em resposta às ameaças feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o exército do Irã afirmou que 'duvida' que o americano tenha coragem para executá-las. "Num potencial conflito no futuro, o que eu não acredito que eles [americanos] tenham coragem de realizar, vai ficar mais claro onde os números 5 e 2 vão se encaixar", disse o general Abdolrahim Musavi, de acordo com a agência iraniana Irna. "Dizem esse tipo de coisa para desviar a atenção da opinião pública mundial de seus atos odiosos e injustificáveis, mas duvido que tenham coragem", completou.

Últimas notícias