Conflito

Trump ainda está disposto a falar com o Irã 'sem condições prévias'

Neste domingo, Donald Trump tuitou pedindo para que os líderes do Irã "não matem seus manifestantes"

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 12/01/2020 às 11:55
SAUL LOEB/AFP
O presidente dos EUA, Donald Trump - FOTO: SAUL LOEB/AFP
Leitura:

O presidente Donald Trump ainda está aberto para conversar com o Irã "sem condições prévias", disse neste domingo (12) o secretário de Defesa Mark Esper, em um contexto de grande tensão bilateral. Os Estados Unidos estão dispostos a buscar com a República Islâmica "um novo caminho, uma série de medidas que tornarão o Irã um país mais normal", disse o chefe do Pentágono à CBS.

Paralelamente, o presidente Trump lançou no Twitter um alerta às autoridades iranianas, pedindo que "NÃO MATEM SEUS MANIFESTANTES", que protestam nas ruas de Teerã após a queda de um avião ucraniano abatido por engano por Teerã. "O mundo está observando. Mais importante, os Estados Unidos estão olhando", acrescentou.

"Não matem manifestantes"

O presidente dos Estados Unidos voltou a tuitar sobre os protestos no Irã, desencadeados após o governo iraniano admitir, nesse sábado (11), que o avião da Ukraine International Airlines, que caiu na quarta-feira com 176 pessoas a bordo, foi abatido por um míssil disparado "por erro". Neste domingo (12), Trump pediu para que os líderes do Irã não matassem seus manifestantes.

Ele ainda declarou que "milhares (de manifestantes) já foram mortos ou presos e o mundo está assistindo. Mais importante, os EUA estão assistindo", disse o presidente em sua conta no Twitter. Ele ainda completou com a frase "parem de matar o grande povo iraniano". No sábado, Trump já havia dito que o seu governo estava observando os protestos no Teerã.

Últimas notícias