Coronavírus

Wuhan, jiayou! (Wuhan, tamo junto!), gritam os moradores isolados em seus apartamentos

Em Wuhan, moradores isolados em seus apartamentos gritam para os vizinhos frase de incentivo

Leonardo Spinelli
Cadastrado por
Leonardo Spinelli
Publicado em 29/01/2020 às 19:56
Foto: Reprodução
Em Wuhan, moradores isolados em seus apartamentos gritam para os vizinhos frase de incentivo - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Pessoas ao redor do mundo aderiram ao apelo emocionado dos moradores de Wuhan, cidade que foi isolada após se tornar o epicentro do surto mortal do coronavírus. Mais de 11 milhões de pessoas estão trancadas em casa, confinadas nos apartamentos dos arranha-céus que formam a cidade chinesa. Outras cidades do país também enfrentam restrições de trânsito

"Wuhan, Jiayou!" gritam seus moradores pelas varandas de seus aparamentos, em uma mensagem de solidariedade com os vizinhos, nesse momento de adversidade. A frase em português poderia ser traduzida como "Wuhan, tamo junto!". O termo Virou hashtag nas redes sociais e os vídeos dos moradores de Wuhan gritando a frase pela janela se multiplicam nas redes.

A cidade de 11 milhões de habitantes está isolada em uma tentativa de frear o avanço da epidemia de coronavírus, que já matou mais de 100 pessoas. Entre os moradores locais, o clima é de medo.

Podcast O Fato É discute  a crise provocada pelo coronavírus:

Entre os moradores locais, o clima é de medo.

ADICIONE ÓLEO

Segundo jornais de língua inglesa, a expressão “Wuhan, jiayou” significa literalmente “Wuhan, adicione óleo”, mas, na verdade, a frase quer mesmo dizer “Wuhan, aguente firme / você consegue”, uma palavra que é frequentemente usada como incentivo pelos chineses.

Wuhan, que antes do surto de coronavírus era supermovimentada, como qualquer grande centro urbano que abriga milhões de pessoas, agora mais parece mais uma cidade fantasma. Ninguém tem autorização para sair às ruas. Desde segunda-feira (27), os moradores em quarentena começaram a gritar “Wuhan, jiayou” de suas varandas e também passaram a cantar canções patrióticas de forma a dar força aos conterrâneos, num ato de solidariedade que agora alcançou o mundo. 

Últimas notícias