Estados Unidos

Saiba o que é a Superterça das eleições americanas e a sua importância

você sabe do que se trata a Superterça nas eleições americanas?

Leonardo Spinelli
Cadastrado por
Leonardo Spinelli
Publicado em 02/03/2020 às 18:50
Foto: SAUL LOEB / AFP
você sabe do que se trata a Superterça nas eleições americanas? - FOTO: Foto: SAUL LOEB / AFP
Leitura:

Fortalecido pela ampla vitória na Carolina do Sul e pelas desistências de Pete Buttigieg e Amy Klobuchar, Joe Biden espera agora emergir da Superterça como o único candidato a deter Bernie Sanders nas primárias democratas que definirão o nome do partido para disputar as eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos. Mas você sabe do que se trata a Superterça nas eleições americanas?

A Superterça (Super Tuesday) costuma cair em fevereiro ou Março, em anos de eleições presidenciais. É o dia em que um grande número de estados têm eleições primárias, e o dia em que se elege o maior número de delegados. Dessa forma, se torna um dia decisivo na escolha dos candidatos de um ou dos dois partidos. Como o presidente Donald Trump já está definido como o candidato do Partido Republicano, nesta terça (03), apenas os Democratas vão realizar essa prévia.

14 estados na disputa

Desta vez, 14 estados americanos vão realizar a primária. As pesquisas fecham em vários horários a partir das 19h no leste do País (21h de Brasília), estendendo-se até 23h (1h em Brasília).

14 estados e a Samoa Americana vão às urnas para nesta prévia das eleições presidenciais de terça-feira. São eles: Alabama, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah e Vermont

A Samoa Americana também terá um caucus.

Este ano é a primeira vez em que a Califórnia, estado que tem muitos delegados, votará na Superterça. Juntamente com o Texas, os dois são os estados com o maior número de delegados.

Cerca de um 1/3 de todos os delegados serão definidos neste dia. Incluindo os quatro primeiros estados que já tiveram caucus, 40% do total de delegados serão definidos.

Para conseguir a indicação na convenção do partido em julho, o candidato precisará conquistar a maioria, ou 1.991 dos delegados em disputa. Nesta Superterça, estão em jogo 1.344 desses delegados nos 15 Estados.

É a quantidade de delegados, e não a quantidade de votos que vale para a indicação do partido.

A votação da Superterça é importante este ano porque ainda não se tem clareza do candidato democrata favorito. O senador Bernie Sanders, de Vermont, lidera com segurança no momento, mas Mike Bloomberg poderá virar o joo.


Desde sua entrada na corrida presidencial, o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, investiu pesado na sua campanha para esse dia de votações. Segundo informações da rede ABC, o milionário injetou meio bilhão de dólares em anúncios em todo o país. Com isso, seu nome passou a subir consistentemente nas pesquisas e nesta terça, será a primeira vez que seu nome vai constar nas cédulas eleitorais.

Últimas notícias