Inquérito

Executivos da Arxo ficam em silêncio na CPI da Petrobras

Arxo foi alvo da Operação My Way, uma das fases da Lava Jato

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 27/08/2015 às 11:55
Foto: José Cruz
Arxo foi alvo da Operação My Way, uma das fases da Lava Jato - FOTO: Foto: José Cruz
Leitura:

Dois executivos da Arxo Industrial do Brasil permaneceram em silêncio em seu depoimento nesta manhã à CPI da Petrobras. Gilson Pereira e João Gualberto Pereira apresentaram habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que lhes garantiam o direito a ficar calado. 

"Por orientação dos advogados irei permanecer em silêncio", declarou Gilson Pereira, o primeiro a ser ouvido. A mesma frase foi repetida por João Gualberto.  Outro executivo da Arxo, Sérgio Maçaneiro, também deve ficar em silêncio, já que possui o mesmo habeas corpus.

A Arxo foi alvo da Operação My Way, uma das fases da Lava Jato. Uma ex-funcionária da área financeira da empresa afirmou ao Ministério Público Federal que constatou saques em espécie de até R$ 7 milhões para pagamentos suspeitos que perduraram na Petrobras Distribuidora S/A (BR Distribuidora) mesmo depois da descoberta da existência de cartel de empreiteiras e pagamentos de propinas a políticos na estatal petrolífera. A BR Distribuidora é subsidiária da Petrobras, responsável pela rede de postos de venda de derivados.

A empresa, com sede em Santa Catarina, fornece tanques aéreos e subterrâneos e caminhões-tanque para a BR Distribuidora. A ex-gerente financeira disse ter presenciado pagamentos de propina de 5% a 10% e registrou boa parte das movimentações suspeitas. A ex-funcionária apontou Mário Goes como operador da propina.

A CPI ouve ainda hoje Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil. A executiva veio depor à comissão sem liminar do STF. A CPI deve votar ainda nesta quinta requerimentos ainda pendentes de apreciação, entre eles a convocação de José Dirceu. Outros sete requerimentos para convocar presos da Lava Jato também serão submetidos ao plenário na sessão.

Últimas notícias