chuvas

Temporal derrubou 434 árvores em São Paulo, diz novo balanço da prefeitura

Até segunda-feira, a maior quantidade de árvores caídas num único dia tinha sido 156, em fevereiro de 2013

Karol Albuquerque
Cadastrado por
Karol Albuquerque
Publicado em 30/12/2014 às 15:35 | Atualizado em 07/03/2020 às 1:58
Foto: Robson Fernandjes / Fotos Públicas
Até segunda-feira, a maior quantidade de árvores caídas num único dia tinha sido 156, em fevereiro de 2013 - FOTO: Foto: Robson Fernandjes / Fotos Públicas
Leitura:

Nas últimas 37 horas, São Paulo registrou o maior número de quedas de árvores de sua história. Da 0h de segunda-feira (29) às 13h desta terça (30) foram apontadas 434 quedas de árvores na capital paulista, segundo novo balanço da coordenadoria das subprefeituras de São Paulo.

Até segunda-feira, a maior quantidade de árvores caídas num único dia tinha sido 156, em fevereiro de 2013. Segundo a prefeitura, 400 são derrubadas por mês, em média, na estação chuvosa.

Todas os registros de quedas de árvores foram provocados, segundo o órgão, pelo temporal associado a rajadas de vento que atingiram pelo menos 96,3 km/h.

A cidade foi atingida por um fenômeno chamado microexplosão (ou "microburst"), na qual rajadas de vento em alta velocidade batem no chão e se espalham.

Associada à presença de grandes nuvens de tempestades, a microexplosão já foi responsável por derrubar aviões, como um voo da USAir que em 1994 matou 37 pessoas quando se aproximava do aeroporto de Charlotte (Carolina do Norte, nos EUA).

No último balanço da coordenadoria das subprefeituras divulgado às 13h desta terça não consta relatos de feridos ou mortes em razão das ocorrências.

Ainda de acordo com a coordenadoria, os maiores registros de quedas de árvores ocorreram na zona sul da capital paulista. As regiões de Pinheiros, Santo Amaro e a Vila Mariana foram as mais afetadas.

Em nota, a AES Eletropaulo informou que os casos de falta de energia em parte da capital paulista ocorreram em razão da grande quantidade de quedas de árvores sobre a fiação elétrica.

A distribuidora de energia disse que "2.000 eletricistas trabalham para restabelecer o fornecimento na área da concessão".

MANIFESTAÇÃO - Devido à falta de energia na capital, um grupo de moradores bloqueia a avenida Almirante Delamare na altura da rua Cristo Redentor, em Cidade Nova Heliópolis (na zona sul), segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

De acordo com a Polícia Militar, pelo menos 60 pessoas integram a manifestação, que bloqueia uma das pistas da avenida. Os manifestantes reclamam, segundo a PM, que estão sem energia elétrica há três dias.

Ainda como reflexo da tempestade, a capital paulista amanheceu nesta terça com 114 semáforos sem funcionar, segundo a CET. A maior parte dos casos foi provocada pela interrupção da distribuição de energia elétrica.

Até as 15h15 desta terça, 69 equipamentos continuavam inoperantes. Trinta deles, por conta da falta de energia.

Últimas notícias