Agressão

Embaixador dos EUA é ferido no centro de Seul por homem armado

Fontes policiais relataram que Mark Lippert seguia para uma reunião

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 04/03/2015 às 21:48
Foto: YONHAP / AFP
Fontes policiais relataram que Mark Lippert seguia para uma reunião - FOTO: Foto: YONHAP / AFP
Leitura:

ATUALIZADA ÀS 22h43

O embaixador dos Estados Unidos na Coreia do Sul, Mark Lippert, 42, foi ferido nesta quinta-feira em Seul por um homem armado, de acordo com informações da emissora YTN. O governo americano condenou o "ato de violência" e, após o ataque, o presidente Barack Obama telefonou para o diplomata.

"Podemos confirmar que o embaixador americano na República da Coreia, Mark Lippert, foi agredido na manhã desta quinta-feira (horário local) em Seul, quando fazia um discurso. Condenamos energicamente esse ato de violência", declarou a porta-voz adjunta do Departamento de Estado americano, Marie Harf, acrescentando que ele não corre perigo.

De acordo com a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Bernadette Meehan, "o presidente telefonou para o embaixador americano na República da Coreia, Mark Lippert, para lhe dizer, que ele e sua mulher, Robyn, estão em seus pensamentos e orações e para lhe desejar o melhor para uma recuperação rápida".

Citando fontes policiais e testemunhas, o canal YTN relatou que um homem atacou Mark com uma lâmina, cortando-o na mão direita. Lippert participava de um café da manhã de trabalho no Instituto Cultural Sejong.

A emissora divulgou uma imagem do embaixador após o ataque. Nela, Lippert está sendo retirado às pressas do prédio, com a mão direita no rosto ensanguentado, e a mão esquerda, também ferida, com um visível ferimento no pulso.

Segundo as redes de televisão locais, o atacante era conhecido da polícia por já ter agredido o embaixador japonês em Seul em 2010.

A polícia levou o diplomata para o hospital. Segundo um porta-voz da embaixada americana, o quadro dele é "estável".

Ao atacar Lippert, o agressor gritou uma palavra de ordem contra a guerra. Nas imagens, a equipe de segurança e oficiais de segurança aparecem prendendo o agressor, que estava vestido com tradicionais roupas coreanas.

Esta semana, Estados Unidos e Coreia do Sul fizeram exercícios militares conjuntos, aumentando a tensão com a Coreia do Norte.

Quase 30 mil soldados americanos estão estacionados na Coreia do Sul. Em caso de conflito armado com o vizinho do Norte, os Estados Unidos podem assumir o comando operacional.

Ex-secretário adjunto da Defesa para Assuntos Asiáticos, Mark Lippert assumiu o cargo em Seul em outubro passado.

Últimas notícias