Exercícios

Atividade física intensa ajuda a viver mais, sugere estudo

Estudo se baseia na experiência de mais de 200.000 adultos com mais de 45 anos acompanhados por mais de seis anos

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 06/04/2015 às 18:14
Foto: Fabio Arantes/ Secom/ PMSP
Estudo se baseia na experiência de mais de 200.000 adultos com mais de 45 anos acompanhados por mais de seis anos - FOTO: Foto: Fabio Arantes/ Secom/ PMSP
Leitura:

A prática intensa de atividades físicas, que faz transpirar, deixa a pele avermelhada e dificulta a respiração pode ser mais vantajosa do que os exercícios moderados para a longevidade, informaram pesquisadores. 

O estudo, realizado por cientistas australianos, se baseia na experiência de mais de 200.000 adultos com mais de 45 anos acompanhados por mais de seis anos, e foi publicado nesta segunda-feira no periódico Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine.

Aqueles que fazem jogging, exercícios aeróbicos ou tênis de competição - um exercício intenso durante 30% do seu treino semanal - têm uma taxa de mortalidade de 9% a 13% mais baixa do que aqueles que fazem exercício moderado, como natação, tarefas domésticas ou tênis jogado de maneira recreativa. 

"Os benefícios da atividade vigorosa se aplicam a homens e mulheres de todas as idades, independentemente do tempo total em que tenham estado na atividade", disse o pesquisador-chefe do estudo, Klaus Gebel, do Centro de Prevenção de Doenças Crônicas da universidade James Cook.

O pesquisador alertou, porém, que "aqueles que têm qualquer limitação médica, idosos em geral, e aqueles que nunca praticaram atividade física intensa ou exercício físico, devem sempre consultar um médico".

Últimas notícias