Clima

Onda de calor põe Buenos Aires em alerta laranja

O problema é recorrente no verão argentino e causa cortes de energia

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 28/12/2015 às 21:20
Foto: EITAN ABRAMOVICH / AFP
O problema é recorrente no verão argentino e causa cortes de energia - FOTO: Foto: EITAN ABRAMOVICH / AFP
Leitura:

As autoridades elevaram, nesta segunda-feira (28), de amarelo para laranja o alerta pela onda de calor que castiga Buenos Aires, onde milhares de pessoas sofrem cortes de energia em suas casas.

O problema é recorrente no verão argentino.

Mais de 75.000 clientes das empresas Edesur e Edenor, que dividem a distribuição de energia elétrica em Buenos Aires e na periferia, ficaram sem luz nesta segunda-feira, de acordo com o último boletim oficial das 19h locais (21h, horário de Brasília).

Segundo os dados publicados no site do Ente Nacional de Regulação Elétrica (Enre), o corte afetou 41.415 casas de um total 2,4 milhões de clientes da Edesur, e 34.269, dos três milhões da Edenor.

O ministro de Energia e Mineração, Juan José Aranguren, pediu aos argentinos hoje que façam um uso responsável da energia e advertiu que o sistema de distribuição "está em estado crítico".

"O sistema está em emergência, como decretamos. E a duração é de dois anos, porque queremos responder de maneira eficiente e inteligente, dizendo a verdade e garantindo que os investimentos cheguem a melhorar a qualidade do serviço", disse o ministro.

A Argentina não tem problema de geração de energia, mas de distribuição, em particular, nos grandes centros urbanos.

As empresas justificam a falta de investimentos na manutenção do sistema pelo atraso das tarifas por parte dos subsídios ao serviço em vigor na capital e na periferia. O presidente recém-eleito Mauricio Macri prometeu pôr fim à medida.

Nesta segunda-feira, os termômetros chegavam a 35°C em Buenos Aires, após vários dias de calor tórrido. A previsão é que essa tendência se mantenha, com mínimas altas entre 24°C e 25°C, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Últimas notícias