CAPITAL DA CRIATIVIDADE

Artigo: Importância do Recife ser referência no turismo criativo

Com uma diversidade histórica e cultural, o Recife passa agora a integrar a Rede Internacional de Turismo Criativo

Ana Paula Vilaça
Cadastrado por
Ana Paula Vilaça
Publicado em 06/08/2019 às 8:28
Foto: Bianca Souza/ JC Imagem
Com uma diversidade histórica e cultural, o Recife passa agora a integrar a Rede Internacional de Turismo Criativo - FOTO: Foto: Bianca Souza/ JC Imagem
Leitura:

O Turismo Criativo vem crescendo no mundo inteiro. O viajante não quer apenas observar, ele quer descobrir e entender a cultura local participando de atividades artísticas e criativas com os moradores – o que chamamos de co-criação de experiências. Com uma diversidade histórica e cultural, o Recife passa agora a integrar a Rede Internacional de Turismo Criativo (Creative Tourism Network), organização internacional responsável pelo desenvolvimento do turismo criativo em todo o mundo. Com o título, a capital pernambucana passa a ser a única referência no País para o Turismo Criativo, acompanhando importantes destinos do mundo como Barcelona, Paris, Amsterdã, Ibiza , Bangkok, Quito e Medellín.

A certificação e ingresso na Rede Internacional de Turismo Criativo é uma das ações do Plano de Turismo Criativo do Recife, pioneiro no Nordeste e lançado em 2018 na gestão do prefeito Geraldo Julio. O Plano oferece subsídios para que empreendedores possam explorar o turismo criativo e proporcionar aos turistas uma experiência única de vivenciar a cidade. E isso vai desde aprender a cozinhar pratos típicos como entender as manifestações religiosas e culturais, co-criando e participando ativamente, seja tocando instrumentos ou confeccionando adereços carnavalescos, por exemplo. 

Sol e mar é o dueto turístico da orla da nossa cidade, mas também nos destacamos pela cultura, arquitetura, tecnologia e gastronomia. Além disso, aqui a gente desenvolve a economia criativa nas comunidades. Mantemos um olhar diferenciado para peculiaridades em locais como a Ilha de Deus, comunidade que abriga o Bistrô de Negralinda, em que o viajante e o cidadão podem vivenciar todo o processo de produção de uma deliciosa mariscada. O mesmo podemos dizer de uma experiência no Polo Cultural da Bomba do Hemetério, onde é Carnaval o ano inteiro, ou no Espetinho da Ceça, que serve deliciosos pratos regionais.

Diferencial

O Recife tem nas pessoas o seu grande diferencial. Aqui, o viajante pode viver experiências autênticas e criativas, com a simpatia e o acolhimento da nossa gente. Não é à toa que carregamos o título de Capital da Criatividade. Com Turismo e a Cultura atuando de forma conjunta, somos tradição, inovação e reinvenção, encantando moradores e visitantes.

Últimas notícias