JUSTIÇA ELEITORAL

TRE-PE minimiza falhas nas urnas biométricas

Dificudades no transporte de urnas localizadas na área rural seriam o motivo do atraso na apuração

Beatriz Albuquerque
Cadastrado por
Beatriz Albuquerque
Publicado em 06/10/2014 às 1:10
Leitura:

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) concluiu a apuração dos votos no último domingo (5), às 23h18min, mais de 1h depois do horário previsto, devido ao transporte de urnas localizadas em áreas rurais e de difícil acesso. O processo foi considerado “positivo” pelo tribunal, que não atribuiu o atraso da totalização às falhas identificadas nas urnas biométricas. Apesar do pleito ter transcorrido com “tranquilidade”, 101 pessoas foram presas.

Na avaliação do presidente do TRE-PE, desembargador Fausto Campos, as eleições ocorreram dentro da “normalidade”. Das 18.791 urnas usadas, 279 precisaram ser substituídas e 365 apresentaram problemas que foram solucionados no local de votação. “As falhas foram pequenas e de forma alguma prejudicaram a agilidade do processo”, avaliou.

Os cinco primeiros municípios que encerraram a votação foram Joaquim Nabuco, Gameleira, Araçoiaba, Angelim e Primavera. O maior atraso para conclusão e envio dos dados foi registrado em Carnaubeira da Penha, em Floresta.

Segundo Campos, a “adaptação” dos eleitores e mesários ao processo eleitoral com biometria pode ter prolongado a votação em alguns colégios eleitorais. Porém, a média do tempo gasto no voto ainda não foi calculada no Estado.

De acordo com a corregedoria, casos de eleitores que foram votar e o voto já estava registrado podem ter ocorrido devido à falhas humanas e não do leitor óptico (veja matéria na página 19). “O mesário pode ter digitado o número do título errado, o leitor óptico não identificou a pessoa e ele liberou com a sua própria digital sem conferir”, justificou o secretário da corregedoria, Orson Lemos.

O juiz da propaganda, Alexandre Pimentel, afirmou que apenas dez bandeiras de campanha foram apreendidas ao longo do dia. A estratégia utilizada pelos candidatos teria sido a adesivação de veículos deixados na frente das zonas eleitorais.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social, que monitorou o pleito por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR/PE), 101 pessoas foram presas no Estado durante o pleito. Destas, nove foram em flagrante, além de 33 termos circunstanciados de ocorrências e um boletim de ocorrência circunstanciado foram registrados.

 

Últimas notícias