Justiça

Luiz Fux toma posse como ministro titular do TSE

Ministro ficará no lugar do ministro Marco Aurélio, que deixou o tribunal após completar mandato

Da Agência Brasil
Cadastrado por
Da Agência Brasil
Publicado em 14/08/2014 às 20:50
Fabio Rodrigues-Pozzebom /Agência Brasil
Ministro ficará no lugar do ministro Marco Aurélio, que deixou o tribunal após completar mandato - FOTO: Fabio Rodrigues-Pozzebom /Agência Brasil
Leitura:

O ministro Luiz Fux tomou posse hoje (14) como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele ficará no lugar do ministro Marco Aurélio, que deixou o tribunal após completar mandato de dois anos na cadeira destinada a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Fux já pertence à corte, mas atuava como ministro substituto.

Como é praxe, não houve discurso. Fux apenas fez o juramento ao assinar o termo de posse. “Prometo, bem e fielmente, cumprir os respectivos deveres e atribuições, em harmonia com a Constituição e as leis da República.”

Fux nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele foi o primeiro ministro do STF indicado na gestão da presidenta Dilma Rousseff.

O TSE é composto por sete ministros. A presidência é ocupada por ordem de antiguidade entre os três ministros do STF que também compõem o tribunal eleitoral. Dois ministros oriundos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia completam a composição do TSE.

Últimas notícias